Campo Grande (MS), Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

POLÍTICA

Senador Nelsinho Trad propõe recriação da Funasa

Fundação foi extinta no início do ano e atribuições repassadas ao Ministério das Cidades

03/02/2023

19:45

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

O senador Nelsinho Trad apresentou, nesta sexta-feira (3), emenda à Medida Provisória 1.156, de 2023, baixada em 2 janeiro pela Presidência da República, para extinguir a Fundação Nacional de Saúde - Funasa. Preocupado com questões da saúde indígena em Mato Grosso do Sul e projetos já aprovados para os municípios sul-mato-grossenses, o parlamentar ingressou com essa ação.  “A medida gerou grande preocupação entre profissionais e entidades do setor de saneamento, por se tratar do único órgão federal que atende o saneamento rural e comunidades abaixo de 50 mil habitantes”, explicou o senador Nelsinho Trad.

Segundo o parlamentar, o setor de saneamento vive atualmente uma situação de escassez de recursos e com a extinção da Funasa, há o risco de redução ainda maior nessas ações. “Torna-se fundamental que os recursos alocados na Funasa se mantenham para as mesmas finalidades de atendimento a pequenas comunidades e comunidades rurais”, disse. 

Na defesa da medida provisória, o governo federal argumentou que as medidas de saneamento básico são de competência do Ministério das Cidades.

A MPV 1156/23 precisa ser votada até março pelo Congresso Nacional e a emenda proposta pelo senador Nelsinho Trad será analisada durante essa votação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: