Campo Grande (MS), Domingo, 04 de Dezembro de 2022

ELEIÇÕES 2022

Para evitar erros, fique atento a ordem de votação no domingo

Com a proibição dos celulares nas cabines de votação, a cola eleitoral é aliada do eleitor

02/10/2022

08:00

CE

BIANKA MACÁRIO

©DIVULGAÇÃO

As Eleições Gerais se aproximam, e no próximo domingo, 2 de outubro, a população vai às urnas para escolher os novos representantes, do poder executivo federal e estadual, os membros das assembleias estaduais, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.  

É importante que os eleitores fiquem atentos às ordens de votação, na hora de digitar os números na urna, pois é preciso evitar confusões e até anulação dos votos.  

A ordem é a seguinte:  

  • Deputado federal;
  • Deputado estadual ou deputado distrital;
  • Senador;
  • Governador;
  • Presidente da República.

A sequência não pode ser alterada, e para chegar a vez de votar para presidente da República, por exemplo, é necessário ter votado – seja num candidato, seja em branco ou nulo – em todos os cargos anteriores.  

É importante destacar que o voto nulo ou branco para outros cargos não anula o voto dado a um único candidato específico.

A eleitora ou o eleitor deve ler com atenção na tela da urna eletrônica o cargo que está sendo indicado para votação. 

Isso porque, se um número errado for digitado – por exemplo, o número de um deputado estadual no campo destinado para deputado federal –, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto.  

Colinha eleitoral

Como forma de auxiliar o eleitor e evitar erros no momento da votação, a cola eleitoral é um papel que a eleitora ou o eleitor pode levar para a cabine de votação com os números das candidatas e candidatos nos quais pretende votar.  

Neste ano, a colinha eleitoral têm maior importância, pois os celulares deverão ficar em posse dos mesários, sendo proibido os aparelhos nas cabines de votação. Ou seja, as anotações feitas em celular não poderão ser utilizadas na momento do voto.

A Justiça Eleitoral incentiva eleitoras e eleitores a levar a colinha eleitoral até para tornar mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, e, consequentemente, contribuir para reduzir as filas de votação.

Portal do TSE oferece um arquivo pronto para impressão, na aba Eleições 2022. Basta fazer o download, imprimir, e anotar o número com os quais as candidatas e os candidatos serão identificados na urna.

Confirmação com a foto

Após digitar o número de cada um dos escolhidos no teclado e conferir a foto na tela da urna, a eleitora ou o eleitor vai precisar confirmar o voto.  

Caso digite algum número errado e a foto não corresponda ao escolhido, a pessoa pode apertar a tecla Corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto.  

Depois de confirmar o voto em alguma candidata ou candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Isso porque aquele voto já terá sido computado pela urna eletrônica.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: