Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

ELDORADO BRASIL

Com teatro, animais do Pantanal ensinam alunos da rede pública do MS a evitar queimadas e preservar a natureza

Iniciativa patrocinada pela Eldorado Brasil leva ação de educação ambiental para mais de 10 mil alunos da rede pública do Mato Grosso do Sul

22/09/2022

10:30

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Dentro de uma semana, Mato Grosso do Sul vai passar a contar com mais de 10 mil novos defensores da natureza mirins - pequenos no tamanho, mas totalmente dispostos a ensinar cuidados de grande efeito para evitar queimadas e preservar o meio ambiente. De 20 a 27 de setembro, a Eldorado Brasil leva a 18 escolas públicas do estado uma ação pedagógica e lúdica para maior engajamento no combate aos incêndios, especialmente na época em que estiagem e ventos fortes propiciam o aumento de focos de incêndios.

O projeto “Eldorado Brasil, vamos juntos combater as queimadas” apresenta um conceito interativo por meio de peça teatral para conscientizar alunos de 5 a 15 anos em mais de 30 apresentações.

A maratona educativa vai ser divertida e passar pelas cidades de Inocência, Selvíria, Água Clara, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. O intuito é alertar para comportamentos nocivos ao meio ambiente, praticados por seres humanos, e transformar as crianças e adolescentes em agentes multiplicadores de informação.

A empresa tem a sustentabilidade como direcionador e possui arrojada estrutura de combate ao incêndio, tanto das florestas próprias quanto em apoio ao poder público, formando brigadistas a cada ano e trabalhando para reduzir o número de queimadas na região.

“Nosso negócio está totalmente ligado às melhores práticas ambientais e esta ação por parte da Eldorado tem o objetivo de levar educação ambiental até importantes agentes de transformação, os alunos das comunidades. Acreditamos que projetos como este colaboram com mudanças de comportamentos e formam gerações de cidadãos empenhados em defender o meio ambiente”, observa Germano Vieira, diretor florestal da Eldorado Brasil.

COMO VAI SER

E como aliados para levar essa mensagem de queimadas zero, um trio de personagens vai se unir, inusitadamente, para salvar a vida humana. Jacaré, tucano e a feroz onça pintada estão na peça escrita pelo Teatral Grupo de Risco, especialmente para o projeto.

Com exemplos comuns do dia a dia, será possível aprender o que é certo e errado para preservar a casa de todos, o planeta Terra.  Até uma música foi composta para que todos puxem o coro de que: “nosso planeta é um só e tudo depende de nós”. Na peça, um brigadista também tem papel fundamental para orientar sobre como se deve agir para evitar incêndios e danos às florestas.

A ação foi imediatamente aceita pelas escolas, que desse modo, acabam trabalhando conteúdo complementar com os estudantes. O biólogo e professor de ciências, Rogério Eduardo acredita que “a Eldorado está formando propagadores de informação sobre a preservação do meio ambiente”. Rogério atua no departamento pedagógico da Secretaria de Educação de Inocência, o primeiro município a receber o projeto no dia 20 de setembro.

ESTRUTURA DE COMBATE ÀS QUEIMADAS

Por meio de sistemas robustos e tecnologias avançadas, a Eldorado Brasil garante o monitoramento 24h por dia, de mais de 250 mil hectares de florestas plantadas. Na vanguarda da inovação tecnológica em seus processos de produção, o direcionador que orienta as ações da empresa estimula o monitoramento da qualidade e da proteção de suas florestas. Desta forma, todas as pessoas envolvidas são treinadas regularmente em práticas de prevenção, monitoramento de incêndios, infraestrutura de proteção e comunicação.

“Buscamos nos aprimorar cada vez mais para possíveis ocorrências, aliando agilidade, técnica e tecnologia. Além de toda nossa estrutura de pessoas e equipamentos, a consciência da comunidade é de extrema relevância para a prevenção dos incêndios, danosos para a saúde humana, dos animais e ao meio ambiente”, destaca Germano Vieira.

Em 2021, a empresa formou mais de 1300 brigadistas e neste ano mais de 500 pessoas já passaram pelo treinamento.

Com o apoio de comunidades localizadas nas proximidades de áreas da empresa, de instituições e de empresas do ramo, a Eldorado também realiza ações conjuntas, tais como campanhas e auxílio em ocorrências.

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil é uma empresa de base florestal, com 250 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. A fábrica da empresa tem capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Focada em geração de energia limpa e sustentável, além da produção proveniente da operação da fábrica, a companhia também opera uma usina termelétrica que gera 50 megawatts/hora de energia verde e renovável. Para tudo isso funcionar de maneira, a Eldorado conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais, alinhados aos valores organizacionais e direcionadores estratégicos do negócio.

Serviço

Ao avistar algum foco de incêndio em áreas de florestas da Eldorado, ou em propriedades próximas, ligar ou enviar mensagem via Whatsapp para: (67) 99839-5353, ou ligar para 193 ou ainda 08007279906.

Confira as escolas que vão receber o Projeto “Eldorado Brasil, vamos juntos combater as queimadas”


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: