TRÊS LAGOAS
Município é a 2ª cidade de MS que mais realiza pré-natal do pai/parceiro
25/08/2022
11:40
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
É comum que grande parte das pessoas associem a gestação, parto e puerpério com ações direcionadas às mulheres, que inclui uma gama de exames que a gestante precisa fazer para garantir a sua saúde e a do bebê. No entanto, o Ministério da Saúde criou uma iniciativa chamada de Pré-Natal do Pai/Parceiro, que o homem também realiza durante a gestação da sua parceira.
O objetivo da ação é garantir que a população masculina cuide mais da sua saúde no geral e já prevenir doenças que podem ser passadas do homem para a mulher e, consequentemente, para o feto durante a gravidez.
De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) referente ao primeiro semestre de 2022, Três Lagoas é segunda cidade de Mato Grosso do Sul que mais realiza este tipo atendimento e o Estado é o terceiro do Brasil no ranking do Pré-Natal do Pai/Parceiro.
A secretária municipal de Saúde, Elaine Furio, informou que o Pré-Natal do Parceiro se propõe a ser uma das principais “portas de entrada” aos serviços ofertados pela Atenção Básica em saúde, ao enfatizar ações orientadas à prevenção, à promoção, ao autocuidado e à adoção de estilos de vida mais saudáveis."
A Diretora da Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Andréia Lima, explica que essa ação é uma ferramenta inovadora que busca contextualizar a importância do envolvimento consciente e ativo dos homens, sejam eles adolescentes, jovens, adultos ou idosos, em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo. “É uma ferramenta que contribui também para ampliação e a melhoria do acesso e acolhimento desta população aos serviços de saúde, com foco na Saúde Básica”, ressaltou.
COMO FUNCIONA
A ideia geral da iniciativa é que o homem acompanhe a parceira nas consultas de pré-natal, então após a confirmação da gravidez, em consulta médica ou de enfermagem, se dá início à participação do pai/parceiro nas rotinas de acompanhamento da gestante. Assim, é ofertado, na primeira consulta do pai/parceiro, os exames sugeridos pelo programa do Ministério da Saúde que são:
Testes rápido para ISTs e aconselhamento
Atualização do cartão de Vacinação
Consulta odontológica
Consulta médica
Consulta de Enfermagem
Consulta de retorno
Participação de grupos educativos
Exames laboratoriais
Orientações
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena, concurso 2.954: confira o resultado do sorteio deste sábado
Leia Mais
Citado em apurações da PF, Lulinha retorna ao Brasil para festas de fim de ano
Leia Mais
ALEMS publica edital de novo concurso com salários de até R$ 8 mil
Leia Mais
Intervenção na Venezuela seria “catástrofe humanitária”, alerta Lula em discurso no Mercosul
Municípios