CAARAPÓ
Prefeitura incentiva a produção agrícola em comunidades indígenas do município
Com apoio do Governo do Estado, Município vai fazer a doação de óleo diesel, contribuir com a manutenção de patrulha mecanizada e distribuir sementes e calcário
27/05/2022
09:45
ASSECOM
Prefeito André Nezzi, secretário Antônio Maran (Agricultura e Desenvolvimento Econômico) com lideranças indígenas de Caarapó
A prefeitura de Caarapó vai entregar para as comunidades indígenas das aldeias Te’yikue e Guiraroka óleo diesel e 780 toneladas de calcário, além de contribuir com a manutenção mecânica da patrulha mecanizada dos agricultores familiares das localidades. O benefício é do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (PROACIN), coordenado pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), vinculada à Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro).
Em Caarapó, as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura Familiar, com o objetivo de fomentar a produção agrícola de subsistência entre a população indígena. “É uma forma de incentivar a produção, gerando qualidade de vida e segurança alimentar”, disse o prefeito André Nezzi.
Idealizado pela equipe da Agraer junto à subsecretária de Políticas Indígenas da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o Proacin foi criado no ano de 2015 e lançado oficialmente em 2016. O programa tem a missão de atender 15 mil famílias indígenas que formam 72 aldeias espalhadas pelo Estado, segundo publicação do portal MS.gov.
Segundo publicação oficial do Governo MS, promover a inclusão social dos indígenas, garantindo acesso a produção e renda nas aldeias, um antigo sonho destas comunidades, é um dos objetivos do Governo do Estado, que está fazendo, por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), vinculada à Semagro (Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar), a entrega de calcário nas aldeias para melhorar a produção local, fazendo a correção do solo para o cultivo de feijão, milho e mandioca, entre outros. Estão sendo investidos R$ 5,3 milhões nesta ação, que vai beneficiar aldeias de 26 municípios com a entrega de aproximadamente 15 mil toneladas do produto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios