Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Acompanhamento de alunos com epilepsia é tema de projeto de lei do deputado Lídio Lopes

24/03/2022

11:00

ASSECOM

deputado estadual Lidio Lopes (Patriota)

A epilepsia ainda não é uma doença amplamente conhecida, e a falta de visibilidade faz com que determinadas necessidades não tenham atenção, além de favorecer preconceitos. No mês dedicado à campanha de conscientização sobre a epilepsia, o deputado estadual Lidio Lopes (Patriota) apresentou na sessão desta quinta-feira o projeto de lei que estabelece uma política pública estadual de proteção, inclusão e acompanhamento educacional dos alunos com epilepsia no Estado de Mato Grosso do Sul.

Entre as diretrizes do Projeto de Lei estão a adoção de uma atitude receptiva e acolhedora no atendimento escolar, a capacitação de toda a comunidade da escola para a realização dos primeiros socorros em caso de crises convulsivas, e a promoção de ações como oficinas temáticas e rodas de conversa para o combate ao preconceito no ambiente.

A epilepsia constitui-se em uma doença neurológica crônica mais comum, contudo, as repercussões sociais e psicológicas das epilepsias são enormes, assim como os problemas enfrentados pelos pacientes e seus familiares. A estigmatização, discriminação e preconceitos enfrentados por eles dificulta a inserção na sociedade. Porém é sabido que muitas das epilepsias infantis caminham para a remissão das crises quando submetido ao tratamento adequado, pois esta patologia é tratável por meio de medicamentos em conjunto com outros tipos de tratamento, o que reduz a ocorrência de crises e prejuízos.

“Este projeto de lei é de extrema importância, visto que a epilepsia pode causar baixo aproveitamento escolar devido aos diversos fatores como gravidade e frequência das crises, além de variáveis envolvidas no processo de escolarização, como baixa expectativa dos pais e professores, rejeição de professores e dos colegas de escola”, justifica Lidio Lopes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: