Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

Caminhada pela Paz – Mulher Brasileira será nesta sexta-feira às 16 horas

27/04/2017

18:30

JE


Está tudo pronto para a Caminhada pela Paz – Mulher Brasileira – Todos emPENHAdos Contra a Violência, que acontece nesta sexta-feira, 28 de abril, às 16 horas. A concentração e saída serão na Rua da Paz, em frente ao Fórum de Campo Grande e, em seguida, todos caminharão pela Rua Dom Aquino até a Rua 14 de Julho, com encerramento e concentração final no Cijus - Centro Integrado de Justiça, situado na Rua 7 de Setembro, que contará com uma participação especial da dupla Victor Gregório e Marco Aurélio, que também são parceiros nessa causa.

O objetivo da caminhada é chamar atenção para um problema alarmante e preocupante: mulheres que ainda sofrem violência de seus companheiros.

As estatísticas são preocupantes e alarmantes. De acordo com a juíza Jacqueline Machado, titular da Vara de Medidas Protetivas na Capital e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, no Brasil, uma mulher morre a cada 90 minutos vítima de feminicídio, 52% das mulheres vítimas não fazem denúncia e sofrem caladas e MS é o quinto estado brasileiro em taxa de feminicídio, segundo pesquisa do Instituto Datafolha.

Ainda segundo a magistrada, que atua na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, uma estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2013 estima que a violência doméstica gera um prejuízo de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

“1,4 milhão de mulheres foram vítimas de espancamento ou estrangulamento no Brasil em 2016. A cada uma hora e meia, uma mulher é vitimada pela pessoa que deveria protegê-la. A cada 11 minutos, uma mulher é espancada no Brasil, país em que um terço das mulheres já foi vítima de algum tipo de violência”, revelou a juíza.

Diante dessa realidade tão triste de violência sofrida pela mulher, o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran, conclamou todo o Poder Judiciário, instituições e sociedade para propagar a cultura da paz dentro de casa e conta com a participação de todos para mudar a realidade que vitima mulheres todos os dias. Além do presidente do TJMS, autoridades e personalidades de todas as áreas estão engajadas e demonstrando seu apoio ao Projeto "Vem pra Rua Mulher Brasileira", dentre elas a representante oficial da ONU Mulheres no Brasil e Conesul, Nadine Gasman; o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad; o presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche; a defensora pública Edimeiry Brochura Festi, a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres Luciana Azambuja; e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Campo Grande, Carla Stephanini.

São também parceiros nessa causa os cantores Luan Santana, Paula Mattos, Gabriel Sater e a dupla Matheus e Kauan, o ator Blota Filho, Ministério Público Federal, O Boticário, Quem disse Berenice, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 24ª Região, o Corpo de Bombeiros de MS, Alfa Financeira, o Conselho Regional de Odontologia (CRM/MS), Cassems, Instituto Patricia Galvão, Instituto Avon, Portal Compromisso e Atitude, administração do Centro Integrado de Justiça e do Fórum de Campo Grande, Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação; Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp), Tribunal de Contas do Estado, Uniderp, UFMS, UCDB, NEVID e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça, MP 47ª Promotoria, ICF – Internacional Coach Federation – Chapter MS, Delegacia Geral da Polícia Civil, Agetran, Assembleia Legislativa, Assomasul, Constelação Sistêmica Familiar - IAP, Casa da Mulher Brasileira, Fórum de Cultura de Campo Grande, Rádio Capital e TVE.

A mobilização está movimentando a Capital. Instituições como a Fiems, a Polícia Militar de MS e o MPF estão publicando em seus sites notas de apoio e divulgação à causa. Na semana passada, a juíza Liliana de Oliveira Monteiro esteve no Centro de Eventos Albano Franco, a convite do Comandante-Geral da Polícia Militar de MS, em busca de apoio para a Caminhada da Paz. A juíza Jacqueline aproveitou o lançamento do livro do Des. Rêmolo Letteriello, há alguns dias, para angariar mais apoio de personalidades do meio jurídico.

Divulgação na mídia – Durante toda a semana, o programa Capital Meio Dia, da Rádio Capital, trouxe uma personalidade para abordar o tema violência contra a mulher. Foram entrevistadas as juízas Jacqueline Machado e Liliana Monteiro, além de Luciana Azambuja e Carla Stephanini.

Ressalte-se que o Poder Judiciário estará engajado durante todo o ano de 2017, na Campanha Mulher Brasileira, que faz parte da mobilização nacional “Justiça pela Paz em Casa”, idealizada pela presidente do STF e do CNJ, Ministra Cármen Lúcia.

A Campanha é um projeto inédito no Brasil e tem ações em andamento como o “Mãos emPENHAdas contra a violência”, que propõe a capacitação de profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, identificando e orientando as clientes de como combater e denunciar os abusos. Os estabelecimentos que aderirem ao projeto terão um Selo de Parceria para identificar sua participação.

Importante lembrar que toda esta mobilização está sendo realizada em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, desde o dia 6 de fevereiro, e resultará em diferentes ações, sendo a caminhada uma das muitas a serem executadas pelo Poder Judiciário, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Venha pra rua você também e mostre que você se importa com as mulheres vítimas de violência. Participe da caminhada.




Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: