Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Junho de 2026

Controle / Gestão

Todos os municípios de MS enviam dados para avaliação da gestão pública

Informações dos 79 municípios vão subsidiar o TCE-MS na análise de políticas públicas e serviços prestados à população

26/06/2026

20:00

DA REDAÇÃO

Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul concluíram o envio das informações do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, o IEGM, ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, o TCE-MS. Com a adesão integral, o Tribunal passa a contar com uma base completa para avaliar a qualidade da gestão pública municipal em áreas essenciais.

O resultado permite ao TCE-MS ampliar o diagnóstico sobre a atuação das prefeituras e acompanhar, com mais precisão, como os municípios estão estruturando políticas públicas e serviços oferecidos à população. A participação de todas as administrações também reforça a transparência e a cultura de planejamento baseada em dados.

O IEGM é uma ferramenta nacional utilizada pelos Tribunais de Contas para medir a efetividade da gestão municipal. O índice avalia sete áreas estratégicas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, governança em tecnologia da informação e defesa civil.

Durante o período de preenchimento dos questionários, o TCE-MS realizou acompanhamento técnico e prestou suporte aos gestores municipais e equipes de controle interno. A orientação incluiu transmissões ao vivo para apresentar mudanças metodológicas, esclarecer dúvidas e auxiliar os responsáveis pelo envio das informações.

O atendimento também foi reforçado pelos canais digitais do Tribunal, o que contribuiu para facilitar o contato com os municípios e garantir suporte durante o processo. A estratégia ajudou a reduzir dificuldades técnicas e ampliar a segurança no preenchimento dos dados.

Outro fator apontado pelo Tribunal foi a modernização do portal do IEGM, atualizado em dezembro de 2025. A plataforma passou a oferecer navegação mais simples, acesso facilitado às informações e recursos que permitem comparar dados de diferentes exercícios.

As melhorias ampliam a transparência e tornam os indicadores mais úteis tanto para os gestores quanto para o controle externo. Com os dados consolidados, será possível observar avanços, identificar fragilidades e orientar ações de aperfeiçoamento nos municípios.

A metodologia e as novas funcionalidades desenvolvidas pelo TCE-MS também ganharam destaque nacional. O trabalho foi apresentado durante reunião do Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública, o IEGE/IEGM, realizada no X Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em maio de 2026.

Para a diretora de Planejamento Estratégico do TCE-MS, Ariene Rezende do Carmo Castro, os índices ajudam a transformar dados em instrumentos de gestão. Segundo ela, o levantamento permite medir o grau de maturidade dos processos administrativos e apontar onde há necessidade de melhoria.

“O IEGM e o IEGE são ferramentas fundamentais tanto para os gestores públicos quanto para o próprio TCE-MS. A partir desses dados, é possível estabelecer o grau de maturidade dos processos e dos mecanismos de controle, além de identificar deficiências e oportunidades de melhoria”, destacou.

As informações coletadas serão usadas nas ações de controle externo do Tribunal e no acompanhamento das políticas públicas municipais. Os dados também alimentarão os portais do IEGM, permitindo que a população consulte indicadores ligados a áreas que impactam diretamente a rotina dos cidadãos.

Para a diretora de controle externo do TCE-MS, Valéria Saes Cominale Lins, os índices passaram a ter relevância que vai além do acompanhamento estadual. Segundo ela, a ferramenta permite avaliar com mais detalhe como os municípios lidam com temas fundamentais.

“Os índices assumem um protagonismo não apenas estadual, mas também nacional, permitindo avaliar detalhadamente como os municípios estão lidando com temas tão cruciais para a população, a exemplo da saúde, educação e meio ambiente”, afirmou.

Com a participação de todos os municípios sul-mato-grossenses, o diagnóstico da gestão pública ganha mais abrangência e confiabilidade. A base completa facilita a identificação de avanços, desafios e pontos que exigem atenção dos gestores.

O presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, afirmou que o objetivo é usar os dados como base para ações práticas e decisões mais alinhadas à realidade dos municípios.

“Queremos transformar dados em ações concretas para melhorar os serviços públicos. O Tribunal de Contas acredita que a boa gestão começa pelo conhecimento da realidade, e esse diagnóstico abrangente permitirá orientar decisões mais assertivas e alinhadas às necessidades da população”, concluiu.

Na prática, a conclusão do envio pelos 79 municípios fortalece o controle social e oferece ao poder público um retrato mais claro sobre a efetividade das políticas municipais. Para a população, isso pode significar serviços mais bem planejados, maior transparência e melhor acompanhamento dos resultados da administração pública.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: