Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Junho de 2026

Educação / Pública

Mato Grosso do Sul reduz abandono e reprovação no ensino médio público

Dados do Censo Escolar 2025 apontam avanço na permanência dos estudantes e melhora nos indicadores da rede pública

26/06/2026

12:30

DA REDAÇÃO

O ensino médio público de Mato Grosso do Sul registrou melhora em indicadores considerados centrais para medir permanência, rendimento e trajetória escolar dos estudantes. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira, 26 de junho, mostram queda no abandono, redução da reprovação e diminuição do atraso escolar no Estado.

Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar em Mato Grosso do Sul caiu de 5,1% para 0,9%. No mesmo período, a reprovação recuou de 12,1% para 3,9%. Já a distorção idade-série, indicador que mede o atraso dos estudantes em relação à etapa adequada de ensino, passou de 27,7% para 20,8%.

Os números integram levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A nova etapa do Censo Escolar permite calcular as taxas de rendimento e acompanhar a evolução dos estudantes ao longo da trajetória educacional.

No cenário nacional, os indicadores também apontam melhora no ensino médio público. Entre 2022 e 2025, a reprovação caiu 62% no país, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. A taxa de aprovação, por sua vez, cresceu 11% no mesmo intervalo.

Segundo o MEC, a evolução ocorre em um período de ampliação de programas estruturantes voltados à educação básica, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e ações relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa Pé-de-Meia, lançado em 2024, também é citado pelo ministério como uma das iniciativas voltadas à permanência dos jovens na escola. A política oferece incentivo financeiro a estudantes do ensino médio público que cumprem critérios de frequência e conclusão, com o objetivo de reduzir a evasão e estimular a continuidade dos estudos.

Para o ministro da Educação, Leonardo Barchini, os resultados indicam que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir os estudos no tempo adequado. Ele afirma que o cenário reflete a combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e à melhoria das condições de oferta da educação básica.

Outro dado destacado pelo Inep mostra que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025. Segundo o presidente do instituto, Manuel Palacios, se o indicador tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o Brasil teria quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio em 2025.

O avanço também aparece em levantamentos de outras instituições. A Pnad Contínua Educação 2025, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou aumento da taxa ajustada de frequência escolar líquida entre jovens, que passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior percentual da série histórica iniciada em 2016.

Com isso, a proporção de jovens de 15 a 17 anos fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% entre 2024 e 2025. A redução, de 16,3% em apenas um ano, reforça o cenário de melhora no acesso e na permanência escolar.

Em Mato Grosso do Sul, os dados indicam avanço importante para a rede pública, especialmente na redução do abandono e da reprovação. A melhora dos indicadores representa mais estudantes seguindo na escola, com maior chance de concluir o ensino médio e ampliar oportunidades de formação, trabalho e acesso ao ensino superior.

Panorama | Mato Grosso do Sul


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: