Política / Agenda
Lula deve vir a Mato Grosso do Sul em 25 de junho para agenda em Ponta Porã
Previsão é de ato no Assentamento Itamarati, com entrega de títulos, anúncios para assentamentos e investimentos produtivos
09/06/2026
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode cumprir agenda em Mato Grosso do Sul no próximo 25 de junho, com visita prevista ao município de Ponta Porã, a 295 quilômetros de Campo Grande. A programação ainda aparece como “a confirmar” e pode sofrer alteração.
A previsão é de que o presidente participe de um ato do programa Terra da Gente no Assentamento Itamarati, uma das maiores áreas de reforma agrária do Estado. A agenda inclui ações voltadas à regularização fundiária, estruturação produtiva e ampliação de políticas para famílias assentadas e comunidades quilombolas.
Entre as entregas previstas estão 1,4 mil títulos de regularização fundiária. A programação também prevê a criação e expansão de assentamentos, com benefício estimado para 392 famílias.
Outro ponto da agenda é a entrega de escrituras e regularização para 376 famílias quilombolas. Também está previsto o anúncio da reforma de silos de armazenagem de grãos da cooperativa do Assentamento Itamarati, com investimento de R$ 20 milhões.
O governo federal também deve anunciar o pagamento do Fomento Mulher para 1,3 mil mulheres assentadas, no valor total de R$ 16 milhões. O benefício integra ações de apoio à produção, autonomia econômica e fortalecimento da permanência das famílias no campo.
Até o momento, não há confirmação de agenda presidencial em Campo Grande no mesmo dia. A visita a Ponta Porã ainda depende de confirmação oficial e pode ter ajustes na data ou na programação.
A última passagem de Lula por Campo Grande ocorreu em março deste ano, quando o presidente esteve na Capital acompanhado da primeira-dama Janja para participar de evento relacionado à COP15. Na ocasião, ao chegar ao aeroporto, ele foi recebido por apoiadores e desceu do veículo oficial para cumprimentar e tirar fotos com as pessoas.
A possibilidade de uma nova vinda do presidente a Mato Grosso do Sul já havia sido antecipada em maio. Na época, o deputado federal Vander Loubet (PT) afirmou que havia expectativa de retorno de Lula ao Estado ainda no primeiro semestre de 2026.
A declaração foi feita durante a cerimônia que marcou a transformação do Insted em Centro Universitário, realizada em Campo Grande, no dia 25 de maio. Segundo o parlamentar, a previsão era de que o presidente cumprisse agenda voltada a investimentos e ações do governo federal no Estado.
Caso seja confirmada, a visita ao Assentamento Itamarati deve concentrar anúncios ligados à agricultura familiar, regularização de terras e fortalecimento da estrutura produtiva em comunidades rurais de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Contar defende pesquisas como critério para escolha de candidatos ao Senado pelo PL
Leia Mais
Unidade móvel da Energisa leva serviços gratuitos à Vila Nasser até quarta-feira
Leia Mais
Carlão homenageia servidoras por trajetória no serviço público de Campo Grande
Leia Mais
Nelsinho Trad defende discussão imediata sobre escala 6x1 no Congresso
Municípios