Política / Habitação
Zeca propõe homenagem a Lula por avanço do Minha Casa, Minha Vida em Mato Grosso do Sul
Deputado destaca entrega de 23 mil moradias no estado entre 2023 e 2025 e inclui atuais e ex-ministros das Cidades na moção apresentada na Alems
07/04/2026
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Zeca do PT apresentou, na sessão plenária desta terça-feira, 7 de abril, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), uma Moção de Aplauso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reconhecimento às ações do governo federal na área de habitação popular no Estado.
De acordo com o parlamentar, a homenagem tem como base os resultados do programa Minha Casa, Minha Vida em Mato Grosso do Sul, com a entrega de 23 mil unidades habitacionais ao longo dos três primeiros anos do atual governo, entre 2023 e 2025. Na avaliação de Zeca, os números refletem impacto direto na vida de milhares de famílias, com ampliação do acesso à moradia e melhoria das condições de segurança e dignidade.
Durante a manifestação em plenário, o deputado afirmou que o desempenho do programa no estado acompanha a retomada nacional da política habitacional. Segundo ele, o governo federal alcançou a marca de 1,4 milhão de moradias no Brasil, enquanto em Mato Grosso do Sul foram contabilizadas 23 mil casas no mesmo período.
Ao defender a moção, Zeca do PT também ressaltou que a habitação é um dos principais instrumentos de inclusão social e proteção familiar. Para o parlamentar, o fortalecimento do Minha Casa, Minha Vida representa uma resposta concreta ao déficit habitacional e ao mesmo tempo estimula a economia por meio da cadeia da construção civil.
O deputado ainda destacou que a retomada do programa contribui para a geração de emprego e renda, além de reafirmar o direito à moradia digna, previsto na Constituição Federal. Segundo ele, a política pública tem alcance social relevante especialmente entre as famílias em situação de maior vulnerabilidade.
Além do presidente Lula, a homenagem apresentada na Casa de Leis também contempla o ministro das Cidades, Vladimir Lima, e o ex-ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. A proposta seguirá agora para apreciação do plenário da Alems e, caso seja aprovada, será encaminhada oficialmente aos homenageados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TJMS abre auditoria após sistema expor processos fictícios com Bob Esponja e Lula Molusco
Leia Mais
Virginia e Vini Jr. confirmam reconciliação com beijo em evento em Goiânia
Leia Mais
Daniella Marques rejeita submissão feminina e ganha espaço como possível vice de Flávio
Leia Mais
Localização em tempo real pode expor rotina e aumentar risco de golpes
Municípios