Interior / Coxim
Gaeco realiza nova operação e cumpre diligências na Prefeitura de Coxim
Equipes recolheram documentos na Gerência de Licitação; promotoria acompanha apurações
12/02/2026
07:35
DA REDAÇÃO
Viatura do Gaeco em frente à Prefeitura de Coxim ©Sheila Forato
O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) realizou, na manhã desta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, diligências na Prefeitura de Coxim, município localizado a 253 quilômetros de Campo Grande. Viaturas do grupo foram registradas em frente ao prédio do Executivo municipal nas primeiras horas do dia.
De acordo com informações preliminares, as equipes concentraram a atuação na Gerência de Licitação, onde houve recolhimento de documentos. O promotor de Justiça em Coxim, Michel Maesano Mancuelho, chegou à sede da Prefeitura por volta das 7h, acompanhando os trabalhos.
Até o momento, não foram divulgados detalhes oficiais sobre o objeto específico da investigação. A reportagem não conseguiu contato com o prefeito Edilson Magro (PP) nem com a administração municipal para manifestação.
Coxim já foi alvo de ações anteriores do Gaeco. Em 2024 e 2025, foram deflagradas duas fases da operação denominada “Grilagem de Papel”, que investigava supostas irregularidades relacionadas à regularização fundiária.
Na primeira etapa, realizada em novembro de 2024, dois servidores públicos foram afastados sob suspeita de participação nas fraudes apuradas. Já em maio de 2025, quatro pessoas foram presas em decorrência das investigações, que apuravam possíveis crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica e organização criminosa.
A atuação desta quinta-feira ocorre na mesma semana em que o Gaeco esteve nas prefeituras de Rio Negro e Corguinho, em ações voltadas ao combate à corrupção no interior do Estado.
O Ministério Público ainda não informou se a diligência em Coxim integra investigação já em andamento ou se trata de nova frente de apuração. A expectativa é que novos detalhes sejam divulgados após a conclusão das diligências.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Documentos dos EUA apontam CPF ativo de Jeffrey Epstein no Brasil
Leia Mais
TSE nega liminares contra Lula, PT e escola de samba por suposta propaganda antecipada no Carnaval
Leia Mais
Prefeito de Coxim afirma que colaborará com investigação do Gaeco e determina revisão de atos administrativos
Leia Mais
Carlão defende mudança na Lei do Prodes e cobra garantia de propriedade a empresários da Capital
Municípios