Campo Grande (MS), Sábado, 17 de Janeiro de 2026

Política / Eleições 2026

Candidatura de Flávio Bolsonaro deve frear projeto de Gianni para o Senado em MS

PL aposta em alinhamento nacional e unidade da direita para definição das vagas em 2026

17/01/2026

07:00

DA REDAÇÃO

O avanço da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro ao Senado pode reconfigurar o tabuleiro político em Mato Grosso do Sul e reduzir o espaço do projeto eleitoral de Gianni. A avaliação é de lideranças do Partido Liberal (PL) no Estado, que defendem alinhamento com a estratégia nacional da legenda.

Presidente do PL em MS, Reinaldo Azambuja afirmou que espera compreensão dos pré-candidatos que não forem escolhidos para a disputa ao Senado. Segundo ele, o partido deve anunciar em março os dois nomes prioritários, mas o prazo final para definição se estende até julho.

Pressão interna e projeto nacional

A indefinição pode pressionar a pré-candidatura de Gianni, que já declarou a possibilidade de trocar de partido caso não seja escolhida. Azambuja, contudo, aposta na permanência da aliada e pretende colocar à mesa o projeto nacional do PL.

“A Gianni é parceira do projeto do Flávio Bolsonaro e, para ganharmos do PT, temos que nos unir, a direita com o centro”, disse Azambuja.

Mudanças no cenário

Gianni havia sido anunciada como pré-candidata por Jair Bolsonaro em Mato Grosso do Sul, mas perdeu força com a filiação de Renan Contar ao PL e com a chegada de Reinaldo Azambuja à direção estadual da sigla, movimentos que ampliaram o leque de opções internas.

Fator Bolsonaro

Recentemente, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, avaliou que a prisão de Jair Bolsonaro dificultou a viabilidade da candidatura de Gianni, já que o ex-presidente seria o principal cabo eleitoral da pré-campanha no Estado.

Próximos passos

Com a prioridade ao projeto nacional e a busca por unidade entre direita e centro, o PL deve intensificar negociações internas até março. A definição final, contudo, poderá avançar até julho, quando a legenda pretende consolidar as chapas e evitar fissuras no grupo em Mato Grosso do Sul.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: