Política
Com quase 3 milhões de seguidores, Simone Tebet lidera redes entre cotados ao Senado em MS
Ministra do Planejamento tem ampla vantagem digital e projeção nacional supera concorrentes locais
07/01/2026
08:00
O JACARÉ
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), desponta como a pré-candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul mais popular nas redes sociais. Com quase 3 milhões de seguidores somados em Instagram, Facebook e X (antigo Twitter), a ex-candidata à Presidência em 2022 mantém larga vantagem sobre os demais nomes ventilados para a disputa e chega a ser citada como possível concorrente por São Paulo, diante da projeção nacional.
Na comparação direta entre os cotados ao Senado em MS, Simone Tebet lidera com folga. Soraya Thronicke (Podemos), que tenta a reeleição e também disputou a Presidência em 2022, aparece em segundo lugar, mas com 735 mil seguidores, distância significativa para a líder. Em terceiro, surge o deputado federal Marcos Pollon (PL), com pouco mais de 529 mil seguidores, apesar de mirar o Governo do Estado.
Completam o ranking:
Oswaldo Meza (DC): 276 mil
Capitão Contar (PL): 209 mil
Reinaldo Azambuja (PL): 140,6 mil
Nelsinho Trad (PSD): 119,3 mil
Vander Loubet (PT): 50,7 mil
Gianni Nogueira (PL): 49 mil
Gerson Claro (PP): 27,5 mil
Somadas as três principais redes, Simone Tebet registra 2.957.850 seguidores, com destaque para:
Instagram: 1.568.246
X (Twitter): 1.069.604
Facebook: 320 mil
Soraya Thronicke contabiliza 462 mil no Instagram, 188 mil no X e 84 mil no Facebook, reforçando a tendência de predominância do Instagram e do X no debate político nacional, ainda que o Facebook mantenha alguma relevância.
Marcos Pollon, por sua vez, concentra força no Instagram (353 mil) e no Facebook (124 mil), com atuação mais discreta no X, onde soma 53 mil seguidores.
A presença digital se consolidou como fator central nas campanhas eleitorais desde 2018, quando o avanço do bolsonarismo impulsionou candidaturas consideradas azarãs e derrubou lideranças tradicionais nas urnas. Desde então, esquerda, direita e centro disputam engajamento constante nas plataformas.
Os números também indicam diferenças geracionais e estratégicas. Enquanto Reinaldo Azambuja e Nelsinho Trad ainda mantêm forte base no Facebook, reflexo de ciclos anteriores da política digital, nomes com projeção nacional concentram esforços no Instagram e no X, onde o debate é mais intenso e polarizado.
Com vantagem expressiva nas redes e visibilidade nacional, Simone Tebet entra no radar como peça-chave do xadrez eleitoral, seja mantendo o vínculo com Mato Grosso do Sul, seja avaliando uma candidatura em outro colégio eleitoral. Já os demais pré-candidatos terão o desafio de ampliar alcance e engajamento para competir em um ambiente cada vez mais definido pela comunicação digital.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump diz que EUA devem “administrar” a Venezuela e explorar petróleo por tempo indeterminado
Leia Mais
Governo venezuelano afirma que ataque dos EUA causou pelo menos 100 mortos
Leia Mais
Dor de garganta no verão é comum? Especialista explica causas e quando procurar um médico
Leia Mais
Último dia para pagar IPVA com desconto de 15% termina nesta quinta-feira em MS
Municípios