Horóscopo / Previsões
Astros de Janeiro 2026: mês de foco, disciplina e avanço nas ambições
Capricórnio em destaque impulsiona planejamento, metas e decisões estratégicas para todos os signos
01/01/2026
11:30
DA REDAÇÃO
A astróloga Bárbara Túlio, sócia da ASPAS – Associação Portuguesa de Astrologia, assina este texto com as previsões de janeiro para cada signo do zodíaco, em mais uma rubrica Os Astros Dizem.
Janeiro de 2026 inicia-se sob a forte influência de Capricórnio, potenciando a concretização das resoluções de Ano Novo. A entrada de Mercúrio em Capricórnio, logo no primeiro dia do ano, reforça a capacidade de planeamento estratégico e a definição de objetivos mensuráveis.
A partir do dia 2, Quíron estaciona direto em Carneiro, incentivando-nos a expressar e canalizar a nossa energia para reivindicar, com confiança, um novo rumo para a nossa jornada pessoal. A presença de Marte em Capricórnio até ao dia 23 impulsiona-nos a agir com determinação e disciplina, fomentando uma abordagem proativa e orientada para resultados. Este é um período particularmente propício para estabelecer bases sólidas para o que se avizinha e para perseguir as nossas ambições com foco e perseverança.
A primeira lunação do ano ocorre no dia 3, com a Lua Cheia em Câncer. Esta assinala a concretização ou a revisão de promessas iniciadas na Lua Nova. Como temos equilibrado a vida doméstica com as exigências da vida pública? Estaremos a negligenciar compromissos com a carreira ou com a família? Este é o momento de observar os resultados desse equilíbrio e, se necessário, realizar um reajuste. É possível que surjam revelações a nível emocional, cruciais e orientadas para o nosso crescimento, permitindo-nos definir objetivos e intenções. É importante sermos criativos na procura de um equilíbrio justo entre o lar e a família e a vida profissional.
No dia 6, Vênus junta-se ao Sol, intensificando a sua energia. Este poderá ser um dia particularmente favorável para encontros com amigos, para a conexão com a criatividade e para satisfazer os nossos desejos de forma saudável. Já no dia 9, a conjunção Sol com Marte marcará um aumento de energia que, contudo, poderá manifestar-se sob a forma de alguma agitação ou inquietação. Por isso, é importante encontrar um canal construtivo para esta energia.
Vénus entra em Aquário no dia 17. Este planeta simboliza os nossos valores, incluindo o romance e as finanças. Aquário está associado à inovação, à justiça social, às amizades e à tecnologia. Poderemos sentir uma tendência para mudar a forma como expressamos o nosso afeto e procurar inovar e quebrar rotinas nos relacionamentos. Este poderá ser um período benéfico para conexões de grupo e para o fortalecimento de laços de amizade.
Segue-se uma Lua Nova em Capricórnio, no dia 18. Após o período de reflexão da primeira parte do mês, esta lunação parece simbolizar um foco renovado e o início de um direcionamento prático e alcançável para os objetivos a longo prazo. É agora importante desenvolvermos a maturidade e o sentido de responsabilidade necessários para aplicar as transformações que desejamos ver no futuro. Trata-se de fazer compromissos realistas e reconhecer as nossas responsabilidades. Esta lua nova estará alinhada com Mercúrio, Vénus, Marte e Plutão, sendo que Vénus traz consigo a valorização de soluções inovadoras ou a necessidade de nos unirmos para atingirmos objetivos comuns.
A temporada de Aquário começa a 20 de Janeiro, trazendo consigo um foco nas questões de justiça social, igualdade e na celebração da singularidade de cada um. É tempo de convívio, eventos e atividades em grupo. Esta altura poderá também potenciar o surgimento de mudanças importantes. No mesmo dia, Vénus fará conjunção a Plutão, revelando uma procura por aprofundar a conexão nas nossas relações. Mercúrio entra em Aquário, agitando a mente e incentivando-a a estar aberta a novas ideias, novas formas de pensamento e novas perspetivas. Marte só chegará a este signo no dia 23, motivando a luta por ideais coletivos e a união de esforços.
Neptuno ingressa definitivamente em Carneiro no dia 26, dando início ao seu novo ciclo de 14 anos, onde a energia corajosa, pioneira e individualista predominará na nossa idealização coletiva. Por fim, terminamos o mês com uma conjunção intensa de Marte com Plutão no dia 27, que poderá originar tensões e dinâmicas sociais intensas. Contudo, é aconselhável evitar a intensificação de conflitos perto desta data.
Janeiro de 2026 convida os nativos de Áries a avançar, sendo este um ano de extrema importância, tendo em conta que a conjunção de Saturno e Neptuno ocorrerá no vosso signo. O início do mês é marcado pela entrada de Mercúrio em Capricórnio e pela quadratura a Neptuno, o que poderá sugerir desafios relacionados com a reputação ou o vosso sentido de direção. Contudo, uma concentração e foco mais direcionados para a carreira serão evidentes na primeira metade do mês. Dado que o vosso regente estará exaltado até dia 23, este será um mês ativo e de muita ação, embora certas tensões e obstáculos se possam apresentar. Com Quíron a retomar o movimento direto em Carneiro, poderá sentir uma necessidade de se afirmar com mais assertividade. Este trânsito poderá ser benéfico para trabalhar a cura das vossas frustrações e a tendência para duvidar das vossas capacidades.
A Lua Cheia do dia 3 poderá trazer muitas emoções e distrações no ambiente doméstico, desviando a vossa atenção dos objetivos profissionais. É importante não se deixarem sobrecarregar ou agir impulsivamente face aos contratempos. No dia 6, surge uma oportunidade para mostrar a vossa expertise no ambiente profissional. Aproveitem esta oportunidade, posicionando-se para o sucesso. É um momento para causar uma boa impressão e receber o reconhecimento do vosso valor. Marte conjunto a Vénus no dia 8 vem acender a chama da paixão pelo que fazem e reforçar a vontade de alcançar novos avanços profissionais. Segue-se um pico de ambição e clareza relativa à direção e visibilidade, motivado pelo Cazimi de Marte. Aproveitem para ganhar perspetiva sobre as vossas motivações profissionais ou canalizar energia para terminar ou realizar um projeto. No entanto, no dia 10, o possível excesso de confiança poderá levar a confrontos com figuras de autoridade.
Vénus entra em Aquário no dia 17, revelando a oportunidade de se movimentarem em direção às vossas aspirações. O aspeto favorável a Úrano poderá trazer oportunidades súbitas e avanços libertadores. Existirá uma maior vontade de relaxar e abstrair-se com amigos e associados, mas não percam o foco dos vossos objetivos. A Lua Nova em Capricórnio no dia 18 irá impulsioná-los para novos empreendimentos e projetos, mas para isso poderá ser necessário tomar decisões de grande importância relacionadas com as vossas intenções profissionais.
No dia 20, Mercúrio entra no setor dos grupos e associados, tornando este um bom período para visitas e conversas com amigos ou para a criação de novas associações. Com Sol a juntar-se a Mercúrio, o foco passará a ser a expressão perante as massas e também dar os passos em direção a mudanças importantes. Neptuno ingressará definitivamente no vosso signo no dia 26, marcando um despertar espiritual, caracterizado pelo aumento da intuição e sensibilidade, mas também pela inclinação para não se verem tão claramente. Por fim, no dia 27, poderão experienciar uma intensa transformação ligada a dinâmicas sociais. Algo poderá colocar em questão os vossos planos futuros e forçá-los a mudanças corajosas.
Este mês inicia-se com uma energia visionária, e os nativos de Touro poderão sentir uma forte vontade de explorar novos horizontes. No dia 1, poderá haver alguma desorientação relativamente a crenças ou a planos para o futuro, mas uma maior clareza surgirá mais para o final do mês. É aconselhável manter a mente aberta a possibilidades expansivas. Novas aprendizagens e explorações poderão surgir, ancorando a reestruturação das transformações que se aproximam na vossa vida. A Lua Cheia em Caranguejo, no dia 3, traz um culminar emocional na comunicação e uma necessidade de nutrir os pensamentos e tomar de novas direções no aprendizado. Poderá também estar a ocorrer a resolução de mudanças no ambiente íntimo que exijam a vossa atenção.
A vossa regente, Vénus, estará em aspeto favorável ao vosso signo durante parte do mês, o que apoiará um crescimento fluído através da paciência e do planeamento rigoroso. Estarão particularmente recetivos a ensinamentos que vos forneçam uma imagem mais global da situação atual no dia 6, quando Vénus aperfeiçoar a sua conjunção ao Sol. Os temas mais impactantes estarão relacionados com viagens, sistema de crenças e/ou estudos superiores. O dia 8 poderá ser ideal para debates apaixonados de ideologias ou para encontros românticos em novos contextos entusiasmantes. Contudo, entre os dias 9 e 14, a energia poderá estar dispersa e tudo poderá parecer exagerado. Muitos pensamentos, diálogos e trocas diárias poderão tornar-se esmagadoras. Poderão também estar a sobrecarregar-se com situações, sendo importante estabelecer um equilíbrio que não seja tão desgastante.
A entrada de Vénus em Aquário no dia 17 poderá tornar os nativos de Touro mais visíveis perante o mundo, sentindo mais o reconhecimento e a apreciação que procuram. O trígono de Vénus a Úrano poderá manifestar insights entusiasmantes ou oportunidades inesperadas. Com a regente em aspeto construtivo a Saturno, o crescimento dar-se-á de forma estável e consistente, e os passos estarão a ser dados para implementar os objetivos a longo prazo. A Lua Nova em Capricórnio manifestará novas intenções relacionadas com a expansão espiritual ou o crescimento do vosso sistema de crenças. Poderão iniciar novos percursos educacionais, planear viagens e novas aventuras.
Na última metade do mês, a carreira tenderá a sofrer profundas transformações, que poderão trazer consigo intensas questões reputacionais ou dinâmicas de poder relativas ao estatuto. Há uma libertação pessoal acompanhada de crescimento e avanços profissionais. Se necessitarem de dar um impulso à vossa carreira, façam-no durante a temporada de Aquário, certificando-se de que se apresentam de uma forma que conquiste o respeito dos outros. Demonstrem a vossa competência em encontrar soluções rápidas e inovadoras para os problemas existentes. Haverá uma energia renovada sobre a vossa visão para o futuro.
A entrada de Neptuno em Carneiro pede-vos que façam um trabalho interno e mais introspectivo. Questionem o que devem de introduzir no vosso tempo a sós para auxiliar um processo de cura espiritual. Tomem atenção à auto-sabotagem. No dia 29, a expressão será harmoniosa, podendo surgir grandes ideias que envolvam criatividade, arte e negociações. Se tiverem um grande anúncio a fazer, este será o dia ideal.
A primeira metade de Janeiro será um período de grande e profundo processamento para os nativos de Gêmeos. Poderão sentir uma necessidade de purga ou limpeza relativamente a uma situação que preferiram não levar para o novo ano. Seja como for, é aconselhável entregarem-se por completo às emoções que possam surgir e, após o autoexame, libertá-las. Janeiro convida a um mergulho profundamente transformador a nível emocional.
O vosso regente, Mercúrio, que estará ainda debilitado, fará quadratura a Neptuno logo no dia 1. Prestem atenção a possíveis mal-entendidos que possam surgir relativamente a conexões profissionais ou a relações em geral. Poderão também sentir alguma confusão sobre o que o novo ano vos reserva. Não será um bom dia para assinar contratos, fazer acordos ou tomar grandes decisões de carreira. Contudo, Mercúrio entrará em Capricórnio, o que trará um foco interno mais direcionado para assuntos de intimidade e de foro psicológico. Poderão existir situações a resolver associadas a recursos partilhados. É importante que usem este período para revisitar planos, refinar ideias e não para iniciar novos compromissos.
A Lua Cheia do dia 3 iluminará um culminar emocional à volta da obtenção de recursos, da sensação de segurança e do estado da vossa auto-valorização. Poderá ser acompanhada de uma certa libertação relacionada com o material ou a autoestima.
Algo está a terminar nas vossas vidas, abrindo espaço para o novo. Entreguem-se a esse renascimento psicológico. A conjunção de Vénus ao Sol no dia 6 poderá inclinar os nativos a procurar harmonia nas conexões íntimas ou finanças partilhadas. Já a apaixonada conjunção de Vénus e Marte poderá acender uma chama na intimidade ou criar potencial para fusões. No dia 9, sentirão um abastecimento e impulso para realizar a mudança pessoal que tanto desejam. Entre os dias 9 e 14, prestem atenção a decisões excessivas, especialmente com gastos. É importante que tenham em mente as despesas prioritárias existentes. Poderão também surgir conflitos de valor inflacionados, sendo prudente evitarem o escalar de discussões.
A Lua Nova em Capricórnio incentivará o apoio das vossas intenções para que ocorra um renascimento emocional, pedindo a cura de velhas feridas e o aprofundamento da confiança para que novas fusões possam surgir. É uma oportunidade de melhoria através da aceitação da vossa vulnerabilidade. Mercúrio conjunto a Marte pedirá que reestruturem os vossos recursos — novos investimentos avizinham-se.
A energia melhora na segunda metade do mês com o trânsito dos planetas para Aquário. Poderão atrair oportunidades financeiras através de viagens, educação ou publicações. No dia 22, poderão apresentar-se revelações profundas que afetarão a vossa visão sobre o mundo. A vossa perspetiva estará a mudar e poderá ser acompanhada por uma procura corajosa da verdade. Devido às conjunções com Plutão, não será um mês aconselhável para viagens. Poderão ocorrer mudanças inesperadas, dramas e atrasos. Evitem debates acalorados de ideologias no dia 27. Por fim, o ingresso de Neptuno em Carneiro poderá trazer a idealização de círculos sociais ou então a vontade de construir sonhos e aspirações futuras com uma energia compassiva. Sejam ativos na mudança de associados que pretendem realizar.
Janeiro de 2026 será um mês relevante para os nativos de Caranguejo, com destaque para a identidade emocional e a capacidade de auto-nutrição no meio de tanto foco relacional. Promete dinâmicas energéticas, possíveis novas conexões ou a revitalização do afeto em relacionamentos já existentes.
A Lua Cheia no vosso signo, no dia 3, revela o resultado das sementes plantadas há seis meses, durante a vossa temporada. Traz uma atenção acrescida à identidade, ao corpo, à aparência, e ao lado emocional. Emoções vêm à tona sobre a situação relacional, podendo exigir uma revisão caso as vossas necessidades não estejam a ser devidamente reconhecidas. Mercúrio em Capricórnio auxilia a comunicação cautelosa, mas honesta, de forma a conseguirem estabelecer os vossos limites.
Este mês traz oportunidades renovadas para os nativos solteiros encontrarem novos relacionamentos. Para aqueles que já estão numa relação, poderá trazer clareza e uma energia renovada. Dinâmicas importantes poderão ser reveladas em relações profissionais, com os aliados próximos ou até com inimigos declarados. Com o Cazimi de Vénus no dia 6, a procura por harmonia e afeto nessas associações será notória. A conjunção de Vénus e Marte sugere paixão e atração, com potencial para um compromisso a surgir por volta do dia 9.
Contudo, nem tudo será fácil, e entre os dias 9 e 14 as oposições poderão manifestar tensões relacionadas com outras pessoas: clientes, parceiros de trabalho, relacionamentos. Haverá tendência para a amplificação de tensões motivadas pelo ego entre o eu e os outros. Devem estar atentos à vossa predisposição para dar em demasia. Lembrem-se que Júpiter se encontra retrógrado no vosso signo: o que precisa de ser revisto para avançar? Conseguem suportar tudo aquilo com que se comprometem? Mudanças na organização do dia-a-dia para acomodar os outros poderão vir a destabilizar-vos.
A Lua Nova em Capricórnio surge com novas intenções relacionais, a procura de parcerias igualitárias e maduras ou o clarificar de limites nas relações já existentes. Novas parcerias de diversas naturezas também são possíveis. No entanto, poderão sentir-se divididos em duas direções opostas, sendo importante procurar o equilíbrio entre as vossas vontades e a necessidade de compromisso. Talvez estas novas relações sejam com pessoas que se encontram longe, o que requer muito mais compromisso e ajuste da vossa parte. Aproveitem este dia para conversar sobre esses ajustes, de forma a conseguirem estabelecer uma parceria sólida. Sejam assertivos e comuniquem de forma honesta e afirmativa.
A dinâmica muda bastante a meio do mês com uma intensa purga. Há um aprofundamento de vulnerabilidade com os outros. É possível que se apresentem situações onde o desequilíbrio de poder seja evidente. Desafios relacionados com o dar e o receber poderão igualmente emergir. Até o final do mês, haverá um foco na reciprocidade que permeará muitas das discussões, sendo possíveis até disputas relacionadas com finanças partilhadas.
O ingresso de Neptuno em Carneiro revela flashbacks de mudanças que foram anunciadas no verão passado. O sentido da carreira, propósito, reputação e status estão a ganhar outro sentido. Pede-se que comecem a visionar o vosso caminho profissional com energia inspirada e mais espiritual. Seja como for, serão impulsionados a tomar as rédeas do vosso caminho.
O início de Janeiro será, para os nativos de Leão, um período focado em refinar as vossas rotinas diárias. O vosso planeta regente, o Sol, começa o mês em Capricórnio, na vossa área de saúde, hábitos e rotinas diárias. A vossa atenção estará, essencialmente, nas tarefas e obrigações diárias: ficar saudável, estar organizado e tomar conta dos assuntos.
A Lua Cheia em Caranguejo, no dia 3 de Janeiro, poderá representar um reset necessário. Poderão sentir-se divididos entre o descanso de que precisam e as obrigações profissionais. É importante que saibam priorizar o vosso bem-estar, tanto físico como mental. Poderão procurar, agora, organizar melhor os vossos afazeres, de forma a evitar o esgotamento. Grandes culminações emocionais subconscientes ocorrerão com esta lunação, possíveis insights espirituais ou sonhos vividos cheios de significado. É um momento de libertação de velhos medos relacionados com a vossa capacidade de nutrir e ser nutridos.
A conjunção do vosso regente com Vénus no dia 6 apresenta a oportunidade de estabelecer um novo e agradável hábito: ler, andar, escrever, etc. Este trânsito será sobre trazer beleza e prazer ao vosso dia-a-dia, e poderão tender a procurar manter um ambiente harmonioso no trabalho. No dia 9, há uma amplificação do impulso e da energia, que poderá servir para aplicar um esforço determinado na realização de tarefas. Marte, estando exaltado, demonstra a capacidade de concluir o trabalho com muita prontidão. Contudo, entre os dias 9 e 14, a tensão entre os compromissos profissionais e a integridade física aumenta com as oposições a Júpiter. Existe um stress inerente oculto, e poderão estar a usar o trabalho como forma de evitar confrontar sentimentos. É aconselhável terem cuidado para não se comprometerem em demasia, pois enfrentam a possibilidade de burnout.
A meio do mês, o foco transfere-se para os relacionamentos e os compromissos de parcerias. No mês seguinte, iniciam-se os eclipses no eixo Leão–Aquário, que serão como pontos de viragem significativos nos vossos relacionamentos pessoais. Vénus ingressa a Aquário no dia 17, mostrando um aprofundamento do compromisso ou uma reavaliação da situação.
A Lua Nova em Capricórnio pede que manifestem intenções de aplicar hábitos e práticas mais sustentáveis nas vossas vidas, ajustar horários, encontrar um novo trabalho ou adaptar-se a um novo ambiente ou função profissional. Pede mudanças práticas e duradouras relativas à forma como organizam o vosso dia. O trígono a Úrano sugere atualizações relativas a mudanças no papel que desempenham na vossa carreira, mudanças essas que têm vindo a experienciar. Aproveitem este dia, pois estarão com um foco mais aguçado para detalhes e trabalho árduo. Haverá, agora, mais motivação para melhorar os hábitos de saúde e aplicar mudanças com maior eficácia.
No final de Janeiro, contem com profundas transformações relacionadas com temas relacionais. Poderão surgir mudanças significativas nas dinâmicas das parcerias. Também pode acontecer que o vosso parceiro esteja a passar por situações profundas e precise do vosso apoio agora mais do que nunca. Este ponto de viragem pode relacionar-se com o lar e com mudanças na dinâmica familiar também. Lutas de poder poderão ser iminentes. No dia 22, procurem conversas profundas e honestas. E no dia 23, foquem-se nos compromissos relacionais. Neptuno entrará em Carneiro iniciando um novo ciclo de inspiração de crescimento espiritual. Conectem-se com as vossas crenças e retirem todas aquelas que já não ressoam convosco. Um novo paradigma está a emergir. É aconselhável terem atenção à possível energia confrontacional e assertiva de dia 27. A conjunção Marte e Plutão pode simbolizar tanto um aprofundamento de compromissos ou a quebra definitiva desses.
Para os nativos de Virgem, Janeiro inicia-se com uma energia mais descontraída e um foco social, possivelmente ainda resultante da época festiva. Mercúrio, o vosso planeta regente, começa o mês em quadratura a Neptuno, o que pode ser simbólico de alguns mal-entendidos ou falhas de comunicação entre família e/ou relacionamentos. Talvez tenham vindo a priorizar os assuntos familiares nos últimos tempos, o que poderá ter resultado no afastamento da vossa atenção perante os relacionamentos próximos. Não será um bom dia para comunicação de grande importância, nem mesmo para viagens. Contudo, Mercúrio entrará em Capricórnio e fará uns favoráveis trígonos ao longo do mês com o vosso signo. Haverá muita energia este mês, um elevado sentido de expressão criativa ou compromisso para com a vossa vida romântica. Talvez estejam a explorar um novo hobby ou exista algum assunto relacionado com crianças que esteja a tomar muito da vossa atenção.
A Lua Cheia em Caranguejo, no dia 3, revela o destaque das vossas culminações emocionais que se dão com o grupo de amigos, associados ou relacionados com os vossos objetivos de longo prazo. Existe uma necessidade de libertação relativa ao sentimento de pertença. Poderá surgir uma celebração ou evento relacionado com assuntos domésticos ou familiares. Irão procurar a harmonia e o prazer no romance ou projetos criativos no dia 6. O dia 8 será excelente dia para um encontro romântico ou para se expressarem criativamente. A conjunção de Sol e Marte no dia seguinte alimentará ainda mais o desejo por criar e expressar. Porém, poderão estar a comprometer-se com demasiados planos sociais, o que fará com que vos reste pouco tempo para se concentrar naquilo que vos dá alegria pessoal. Ou então, alguma tensão nas amizades poderá estar a desviar a vossa atenção. Seja como for, parece que estão a ser puxados em várias direções ao mesmo tempo, divididos entre aquilo que deveriam estar a fazer versus aquilo que possam precisar que façam.
A Lua Nova em Capricórnio, no dia 18, será uma boa oportunidade para realizarem uma viagem por prazer ou então iniciarem um curso relacionado com o vosso novo interesse criativo. É o momento ideal para colocar a semente para novas aventuras criativas. Torna-se também possível o aparecimento de novos interesses românticos. Aconselha-se que experimentem algo novo que desperte a alegria interior, algo que origine um prazer autêntico e genuíno. Será uma lunação de foco na cura da vossa criança interior. Mercúrio junto a Marte irá aguçar as vossas ideias e levá-los a debates lúdicos.
O final do mês será redirecionado para o sentido de disciplina e transformação. A chave será o refinamento com clareza. Grandes alterações nas vossas rotinas e bem-estar são possíveis e, igualmente, no trabalho. Procurem manter-se afastados de dramas no vosso ambiente profissional no dia 22. Foquem-se no bem-estar e percebam o que necessitam de mudar para promover uma melhor forma física.
Por fim, Neptuno ingressa a Carneiro no dia 26, o que vos promoverá um certo alívio depois das várias oposições. As mudanças relacionais chegam agora a uma conclusão, e as lições ganham clareza sobre a necessidade do estabelecimento de limites definidos no encontro com o outro. Agora passarão a procurar a profundidade espiritual na vossa vida íntima. Inicia-se um processo de cura intuitiva relacionada com a vossa capacidade de confiar. Serão capazes de uma fusão compassiva? É necessário que olhem para dentro de vocês mesmos e comecem o processo de autorreflexão psicológica de tudo o que vos tem vindo a impedir de criar um laço como tanto desejam. No dia 29, surgirá a oportunidade de melhorar os hábitos de saúde ou a organização financeira. A comunicação diária e, em especial no trabalho, poderá tornar-se mais harmoniosa.
Os nativos de Libra iniciam o mês a lidar com assuntos domésticos, ligados ao lar, à família ou à vida privada. Janeiro pede que criem estabilidade e equilíbrio, tanto físico como emocional, de forma a que consigam seguir em frente e realizar novas conquistas com confiança. A Lua Cheia em Caranguejo ilumina a concretização do trabalho que têm vindo a realizar nos últimos seis meses. Revela o resultado das mudanças e adaptações na carreira e status, assim como o avanço emocional que influencia o posicionamento na vida pública. Poderá ser um momento de reconhecimento e/ou de libertação de exigências. A energia de Capricórnio irá pedir-vos a criação de uma fortaleza interna estável, que aguente com as exigências que possam vir a sentir na vida pública.
O dia 6 será perfeito para o auto-cuidado e para se sentirem em paz e harmonia no vosso lar, devido ao Cazimi do vosso planeta regente. Já no dia 8 sentirão um aumento de energia que poderão usar para renovar a vossa casa ou melhorar algum aspeto da vossa vida privada. Entre os dias 9 e 14 de Janeiro, poderá surgir alguma tensão relativa a necessidades privadas ou domésticas que estejam a ir contra as várias demandas profissionais. Situações familiares podem acionar mudanças. Apesar de existir vontade de criar um ninho, sentir-se-ão divididos entre essa vontade e a continuação da expansão profissional. Contudo, no dia 15, poderão surgir surpresas libertadoras relacionadas com a casa ou com a família, que permitam algum alívio. Boas tendências financeiras são igualmente possíveis. As ações que estão a ser tomadas, seja emocionalmente ou nas fundações da vossa vida, estão a levar-vos a ultrapassar desafios e obstáculos na cura relacional e também à reflexão de quanto trabalho é ou não sustentável para vocês. Estarão a necessitar de mais tempo em família? A energia de quadratura irá testar o equilíbrio existente nas vossas vidas e a capacidade de manter a diplomacia em caso de crise.
À medida que se avança para a segunda metade do mês, a dinâmica muda drasticamente, sendo que a temática passa a ser a paixão, a profundidade e a criatividade. Logo no dia 17 de Janeiro, Vénus entrará em Aquário e poderá levar-vos a participar num projeto criativo que vos traga alegria e prazer. Será também ideal para conhecer novos pretendentes, no caso de serem solteiros, ou então para criar mais entusiasmo na relação existente. Por volta de dia 19, não será uma boa altura para se habilitarem-se na tomada de riscos financeiros. Atenção que a conjunção de Vénus a Plutão pode trazer intensidade nos relacionamentos, mas também algum ciúme. O vosso poder artístico está a emergir, aproveitem e concentrem-se em realizar um projeto de natureza criativa entre os dias 19 e 23.
A Lua Nova do dia 18 poderá simbolizar mudanças significativas que se darão no lar e na vida privada nos próximos seis meses. Podem aparecer oportunidades financeiras para mudanças drásticas na casa. Poderá ser uma boa altura para definir intenções de comprar, vender, renovar ou mudar de localização. O ingresso de Neptuno em Carneiro será de extrema importância para os nativos de Balança, podendo trazer novas relações e laços espiritualmente fortes em relacionamentos, mas também uma tendência para idealizar parceiros. Há potencial para projetar aquilo que se quer nos relacionamentos e não receber o que se merece ou necessita. Limites deverão ser estabelecidos para dar início a novos padrões. Este trânsito poderá igualmente afetar relações com pessoas com quem trabalham. A dia 27 o amor e a expressão tornam-se catalisadores de transformações profundas, mas toda a intensidade poderá resultar em alguns dramas pessoais. Por fim, no dia 29, Vénus fará conjunção a Mercúrio. Aproveitem para aceder aos vossos talentos intuitivos, encontrem novas maneiras de criar, entreter e expressar. Também poderá ser útil para planear viagens ou férias.
Este mês, os nativos de Escorpião serão desafiados a aprimorar a sua mente estratégica antes que grandes mudanças ocorram no lar e nas suas fundações emocionais. O vosso planeta regente, Marte, inicia o mês exaltado, revelando muita energia e potenciais acontecimentos. E, no final do mês, fará uma conjunção com Plutão, que promete grandes transformações no vosso mundo interno. Marte em Capricórnio tem vindo, desde Dezembro, a direcionar grande parte da vossa atenção para o ambiente que vos rodeia. Têm vindo a surgir ideias corajosas e arriscadas, envolvimento com novas aprendizagens, possíveis pequenas deslocações e um maior relacionamento com a vizinhaça. Seja como for, têm-se mantido ocupados e assim continuarão durante grande parte do mês.
A Lua Cheia em Caranguejo parece iluminar uma oportunidade ideal e irá realizar um trígono favorável com os nativos, especialmente aqueles que nasceram por volta de meados da sua temporada. Poderá surgir a vontade de realizar uma viagem de longa distância, uma oportunidade para publicar algo ou até avanços relativos à educação ou ao vosso sistema de crenças. Poderá haver uma realização sobre o que é moralmente importante para vocês no contexto familiar ou uma necessidade de reconciliar as emoções com os princípios filosóficos.
No dia 6, surgirão ideias harmoniosas, oportunidades de contratos, conversações com os vossos parceiros ou a possibilidade de se conectarem com o vosso irmão. Já no dia 8, Vénus juntar-se-á ao vosso regente, emergindo conversas de extrema importância e debates apaixonados. O dia 9 será o Cazimi de Marte e poderão ter de ser corajosos no uso das vossas palavras. Poderá ser uma boa altura para lançar algo novo ou receber reconhecimento relativo ao trabalho que têm feito localmente com a comunidade, online ou através dos media.
Muita intensidade poderá advir das oposições a Júpiter retrógrado em Caranguejo. Haverá uma sensação de opiniões exageradas ou os vossos planos poderão entrar em choque. Existe o risco de sobrecarga mental, debates dogmáticos ou pensamentos intrusivos. Aconselha-se que saibam retirar-se de situações desnecessárias, de forma a evitar sentimentos de exaustão mental.
Grandes mudanças virão na segunda parte do mês, quando os planetas passarem para Aquário, podendo abalar as vossas raízes devido às quadraturas que irão formar e às conjunções com Plutão. Estes trânsitos demonstram pressão para mudar e transformar o vosso mundo interno, devendo entregar-se em vez de resistir. A Lua Nova do dia 18 dará a oportunidade de plantarem sementes relativas ao começo de novas aprendizagens, seja através de cursos/formações, novos projetos de escrita ou algo que ajude a melhorar a vossa capacidade comunicativa. Poderá surgir uma nova e entusiasmante notícia. Esta lunação poderá ser usada para apoiar a mestria da mente e melhorar a comunicação nos relacionamentos ou parcerias. O vosso regente irá estar em trígono no dia seguinte com Úrano, manifestando uma libertação na forma como comunicam nas relações.
No dia 20, aprofundam-se os laços das relações domésticas. No dia 23, o foco nas raízes intensifica-se, sendo que possíveis purgas e reconstruções poderão emergir. Com Marte a ingressar nesta vossa área, toda a vossa energia centrar-se-á em casa, na família ou na situação doméstica. O ingresso de Neptuno em Carneiro simboliza um novo ciclo de reconexão a hábitos mais intuitivos. Um serviço mais compassivo também é capaz de vir a ser manifestado, havendo uma grande vontade de encontrar o propósito e uma intenção maior na área profissional. É importante que procurem estar atentos à vossa saúde e que passem a aplicar práticas de bem-estar espiritual na vossa rotina diária. Por fim, no dia 27, terminam o mês em grande com ambos os vossos regentes conjuntos, iniciando um período de transformações emocionais expansivas e mudanças no seio familiar.
Alguns nativos de Sagitário podem ter experienciado um ano de 2025 atribulado, com os eclipses a ativarem o vosso signo por quadraturas e a colocarem pressão para fazerem mudanças significativas nas vossas vidas. O mês de Janeiro de 2026 será o momento ideal para fazerem uma pausa, recomporem-se e alinharem-se com os vossos objetivos para este novo ano. O vosso planeta regente ainda estará em movimento retrógrado este mês e, por isso, não é recomendado iniciarem grandes mudanças para já. Irá também formar algumas oposições aos planetas em Capricórnio, o que poderá simbolizar que este mês trará situações positivas relativas à vossa obtenção de recursos através da aplicação de esforço determinado, ou poderão sentir que muita coisa estará fora do vosso alcance.
Com Júpiter retrógrado, têm vivido um processo de reavaliação de trabalho interno profundo, expansão da cura emocional relativa a términos e temáticas ligadas à intimidade. O que é meu versus o que vem dos outros? O que eu ofereço versus o que eu recebo?
A Lua Cheia do dia 3 revelará uma culminação emocional nesse vosso setor da intimidade. Poderá existir a obtenção de recursos e apoio provenientes de outras pessoas na primeira metade do mês. Perguntem-se o que estão a atrair para as vossas vidas? Em quem posso realmente confiar quando mais preciso? Esta lunação poderá demarcar avanços psicológicos positivos, relativamente ao estado emocional e à capacidade de entrega.
No dia 6 de Janeiro, sentirão uma harmonia relativa ao vosso sentido de valorização pessoal, ou tenderão a gastar o vosso dinheiro em viagens ou educação. No dia 8, a vontade de ganhar ou gastar dinheiro intensifica-se, por isso tenham atenção a extravagâncias. Algo virá motivar a vossa necessidade de obtenção de maior segurança pessoal por volta do dia 9. As oposições que irão acontecer ao vosso planeta regente, entre os dias 9 e 14, poderão levar a gastos excessivos, mas também a exagero relacionado com recursos partilhados e à exposição da intimidade. Seja como for, estarão propensos a investimentos emocionais profundos, devendo ter atenção à tendência para dar em demasia ou a lutas de poder relativas a dinheiro.
A Lua Nova em Capricórnio servirá para colocarem intenções na formação de novas entradas de recursos estáveis, redefinir orçamentos e solidificarem a vossa autoestima. Deverão incentivar o reconhecimento do vosso valor pessoal e apoiar, de forma sólida, a vossa abundância. Perguntem-se: o que quero fazer crescer? Podem surgir, nos próximos meses, oportunidades de aumento de salário e investimentos inteligentes. Procurem afirmar o vosso valor. Utilizem a energia proativa da conjunção Mercúrio e Marte nesse dia para planeamento financeiro rigoroso ou conversas relacionadas à valorização.
A meio do mês, a energia muda muito com o trânsito dos planetas no signo de ar Aquário. Prestem especial atenção ao vosso mindset: o que pensam, dizem, escrevem sobre vocês. Estejam conscientes de que a conjunção Vénus e Plutão no dia 19 pode despoletar dramas com irmãos ou vizinhança. Poderá também ser simbólica de medos relativos à intimidade que estejam a ultrapassar. No dia 22, far-se-ão sentir pensamentos profundos, com potencial para conversas interessantes com familiares ou parceiros. O foco passará para as grandes ideias, novas viagens possíveis e novas aprendizagens.
O ingresso de Neptuno em Carneiro pedir-vos-á que sejam mais criativos, inspirados e direcionados para a expressão seja ela através da escrita, da música ou da pintura. O verdadeiro sentido do projeto ainda poderá demorar a ser definido, contudo, pede que tomem riscos criativos na sua definição. Por fim, a conjunção explosiva de Marte e Plutão pode revelar uma comunicação fria, sendo importante que estejam conscientes das vossas palavras. Evitem usá-las como armas. O pensamento muda, as conexões locais alteram-se e poderão até mudar de ambiente. As profundas conversas que experienciarem levarão a um renascimento de novas mentalidades. Aconselha-se a manterem a prática da escrita diária ou alguma rotina relacionada com o movimento.
Capricórnio continuará Janeiro a celebrar o seu mês de aniversário, com uma energia muito pessoal e voltada para a vossa identidade. É altura de iniciativa pessoal e de reavaliação da forma como se apresentam ao mundo. Saturno, o vosso regente, estará em Peixes apenas por mais um mês, agora direto e a aproximar-se da sua conjunção com Neptuno, que será de extrema importância para os nativos deste signo. Todos os planetas que transitam por Capricórnio irão eventualmente formar um sextil ao vosso regente, o que é benéfico para a atitude concretizadora que tanto personificam. Se têm algo em mente que queiram fazer, este é o mês para o realizar. É tempo das vossas palavras corresponderem às vossas ações. Saturno estará em sextil a Úrano, revelando uma combinação fluída entre estrutura e inovação, seja no pensamento interno, na comunicação relacional ou expressão criativa.
A temática será construção com cautela. Pede-se que se tornem ativos, especialmente porque Marte inicia o mês no vosso signo, dignificado, e por isso sentirão um aumento da energia vital. Os nativos que nasceram a meio da vossa temporada sentirão mais as conjunções do início deste mês e as oposições de Júpiter. Os que nasceram mais para o final da temporada sentirão mais o impacto da Lua Nova do dia 18.
A Lua Cheia do dia 3 simbolizará culminações emocionais em relacionamentos e compromissos. Algo poderá ter de ser abandonado. No dia 6, haverá um Cazimi de Vénus no vosso signo, o que poderá levar a uma procura de se visualizarem bonitos e atraentes. Quem sabe será um dia para uma transformação de visual. No dia 8, a energia será benéfica para a perseguição apaixonada de objetivos pessoais, especialmente relacionados com a carreira e a vida privada. Já no dia seguinte, o surgimento de um impulso motivacional pode levar ao encontro de um enorme poder pessoal ou a uma transformação profunda.
Entre os dias 9 e 14, dificuldades relacionais podem surgir, onde existe o sentimento de que se têm de se comprometer em demasia com as necessidades do outro. O que vocês querem, fazem e desejam poderá ir contra as necessidades emocionais do vosso parceiro. Poderão querer claridade sobre como se definem esses mesmos relacionamentos.
A Lua Nova em Capricórnio marcará um recomeço pessoal onde existe uma reinvenção da identidade. Os objetivos criativos ou românticos mudam subitamente e levam a que tomem novas direções nas vossas vidas. Definam as intenções para este vosso novo ciclo. Mercúrio conjunto a Marte, no mesmo dia, tornar-vos-á mais diretos e assertivos no que toca àquilo em que acreditam. Estarão a tomar medidas para curar alguma ferida relacionada ao sentimento de pertença. Procurem onde se sentem mais em casa.
A energia muda com ingresso de Vénus em Aquário e passarão a focar-se muito mais nas finanças e nos recursos materiais. Vénus fará conjunção a Plutão no dia 19 e intensificará a vossa paixão e vontade em alcançar objetivos materiais. No dia 22, podem ocorrer conversas profundas sobre valorização ou sobre como organizam as vossas finanças. O foco desses dias será a segurança pessoal e financeira, e a procura de planeamento cuidadoso e de uma estratégia a longo prazo.
Neptuno voltará a Carneiro, trazendo tópicos já vividos brevemente no Verão de 2025, e para os nativos este trânsito poderá relacionar-se com um distanciamento e isolamento familiar, talvez motivado por uma mudança para um novo e longínquo país ou então devido a dificuldades relacionais. Pede-se que encontrem o vosso santuário espiritual e que naveguem o bloqueio familiar com coragem, de forma a construírem vocês mesmos o lar que idealizam. Por fim, a conjunção Marte e Plutão virá transformar o que valorizam na vida ou a forma como obtêm os vossos recursos financeiros.
Janeiro de 2026 anuncia um período de profunda transformação pessoal para os nativos de Aquário. O tema central deste mês será a renovação da vossa estrutura de valores e a busca pela liberdade, através do desapego. Este mês simboliza o fim de um ciclo e o início de algo novo e empolgante.
Na primeira quinzena de Janeiro, estarão focados numa limpeza e reavaliação do ano anterior. Será um período para tomarem decisões importantes sobre o que querem levar convosco para o futuro e o que estão prontos para deixar para trás. Este é um convite à reflexão interior, à purga emocional e à cura, antes de ativarem plenamente a vossa presença e poder pessoal. No mês seguinte, começarão os eclipses no eixo Aquário–Leão, que prometem ser profundamente transformadores para os nativos deste signo.
Saturno, o vosso regente, continua a influenciar a área das finanças pessoais. Agora, em movimento direto e prestes a sair, poderá trazer uma melhoria na vossa capacidade de obter recursos. Este mês, Saturno estará em sextil com Úrano, o que indica uma clareza crescente em relação aos vossos hábitos de gastos e à vossa autoestima, em conexão com a situação familiar e doméstica. O sextil exato, no dia 20 de Janeiro, pede inovações práticas para estabilizarem os vossos recursos e fortalecerem o vosso sentido de valorização.
A Lua Cheia do dia 3 convida a priorizar a saúde; poderá surgir algo que apoie a melhoraria de hábitos ou a clarificação de questões relativas ao seu estado de saúde. A proximidade com Júpiter, regente da sua décima primeira casa, torna este período ideal para organizar festas, eventos ou atividades em grupo. Poderão sentir-se inclinados a ajudar e a servir quem mais necessita. Esta lunação antecipa as oposições que se irão manifestar mais à frente com Júpiter. Poderão iniciar o mês com uma forte necessidade de solitude, reclusão, resguardo, descanso e recuperação. Um grande processo de libertação está em curso, para que no final do mês revelem um eu novo e melhorado na vossa temporada.
No dia 6 Janeiro, aproveitem para um retiro ou encontro a sós com o parceiro. No dia 8, uma sensação de paixão oculta poderá surgir, quem sabe um momento de criação e inspiração. A conjunção Sol–Marte revela motivação para encerrar um capítulo, possivelmente relacional, acompanhada da libertação de velhas crenças relativas a exigências materiais ou financeiras.
Entre os dias 9 e 14, as oposições de vários planetas a Júpiter retrógrado poderão criar a sensação de que as demandas diárias são exageradas e impossíveis de cumprir. Aconselha-se descanso e a procura de um equilíbrio saudável entre as tarefas e o bem-estar físico e mental. Poderá ser necessário gerir melhor o tempo e o trabalho, pois a tendência para trabalhar em excesso pode levar à exaustão.
A Lua Nova de 18 de Janeiro é perfeita para trabalharem produtivamente com o subconsciente, através da cura, transe e meditação, ou para libertarem padrões antigos, apoiando o vosso renascimento. Estão a libertar sentimentos de culpa por se sentirem presos a um trabalho ou retidos profissionalmente. Receberão apoio ancestral neste processo de libertação do que não vos pertence. Conectar-se com os vossos antepassados e pedir a sua orientação poderá ser benéfico. Mercúrio conjunto a Marte indica que o diálogo interno será profundo e poderá levar a avanços psicológicos e fortes intuições.
Para o final do mês, o foco passará para a identidade, o corpo, a aparência e a vossa iniciativa. É tempo de metamorfoses impressionantes. A conjunção Vénus–Plutão parece envolver-vos num intenso charme e carisma pessoal, mas também pode trazer alterações à vossa casa. No dia 22, tenham atenção às palavras, à negatividade e à forma como comunicam convosco próprios. Críticas de outras pessoas podem surgir no final do mês; lembrem-se que a opinião alheia não está sob o vosso controlo, e está tudo bem assim.
Neptuno ingressa a Carneiro incentivando um processo de expressão do pensamento inspirado e da comunicação intuitiva. No dia 27, evitem afastar os outros com as vossas exigências, pois a vossa presença estará mais assertiva, mas poderá ser interpretada como excessivamente explosiva.
O início de Janeiro para os nativos de Peixes será marcado pelo foco na vida social. As vossas conexões sociais poderão exigir agora a vossa atenção, ou poderão encontrar-se a frequentar eventos, festas e atividades de grupo. A primeira parte do mês será rica em acontecimentos sociais e concentrada nos objetivos futuros. À medida que os planetas começarem a ingressar no signo de Aquário, a meio do mês, a vossa atenção voltar-se-á para o interior e para a cura pessoal.
Júpiter, o vosso regente, continuará retrógrado até Março, e estarão agora num processo de reavaliação do que amam e necessitam nas vossas vidas românticas, de como querem criar e expressar-se, de como encontrar a felicidade. Tudo isto será posto à prova este mês. Neptuno, o regente moderno, irá ingressar em Carneiro, e vai pedir uma mudança a longo prazo rumo a decisões mais proativas e intuitivas relativas ao dinheiro, bem como ao estabelecimento de limites claros nos gastos.
A Lua Cheia do dia 3 representa um culminar emocional no que toca à vida romântica ou à relação com os filhos. Poderá igualmente representar a concretização de um projeto criativo, o lançamento ou a celebração desse feito. O dia 6 de Janeiro será um ótimo dia para colaborações profissionais, reuniões de equipa ou procura de emprego através de contactos. No dia 8 de Janeiro, sentir-se-ão bem em ambientes sociais ou na companhia de amigos, podendo até conhecer novas pessoas em eventos. Com a conjunção Sol–Marte, poderão sentir motivação nos objetivos profissionais e perceber que as outras pessoas apoiam as vossas ambições.
Contudo, entre os dias 9 e 14, haverá uma divisão entre o foco na parceria romântica, nos filhos, na vossa alegria e as exigências sociais. Talvez se interroguem se devem seguir o caminho que os vossos amigos seguiram ou procurar por vocês mesmos o que vos faz feliz. Poderão sentir que têm de colocar a vossa felicidade em suspenso por causa de outras pessoas. Pode também existir algum exagero em festas e eventos sociais, dramas com grupos de amigos ou exageros na vida romântica.
A Lua Nova do dia 18 pede que coloquem novas intenções na criação de conexões, sejam estas de natureza profissional, amizade ou outras. É um momento ideal para manifestar objetivos para o futuro e planear a sua realização. Com o ingresso dos planetas em Aquário, surge uma procura por reenergizar após um período tão ativo. Poderão estar mais propensos a passar tempo sozinhos e a refletir sobre o ano que tiveram antes da chegada da vossa temporada. As conjunções com Plutão serão mais subtis ou ocultas do que para os outros signos, mas não se deixem enganar, pois uma profunda transformação subconsciente está prestes a ocorrer. Poderão surgir sinais através de sonhos, meditações ou inspirações súbitas.
No dia 19, a vontade de procurar refúgio para lidar com a intensidade do que se passa no mundo será evidente. Mudanças dramáticas também poderão estar a acontecer em relacionamentos, e um sentimento de luto pode levar ao vosso isolamento. No dia 23, prestem especial atenção aos vossos hábitos e saúde, especialmente em casos de excesso de trabalho ou abuso de algum hábito mais tóxico. Se estão à espera de fechar um capítulo, o dia 27 poderá ser o dia ideal para procurar esse encerramento e libertação.
Será um período de profunda transformação psicológica e espiritual. Aproveitem este tempo para refletir sobre padrões que já não vos servem, hábitos destrutivos que precisam de ser abandonados. Práticas espirituais podem ajudar a encontrar uma cura profunda.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega da Virada 2025 premia 6 apostas e paga R$ 181,7 milhões por bilhete; prêmio total chega a R$ 1,09 bilhão
Leia Mais
Mega da Virada: confira os números sorteados do prêmio histórico de R$ 1,09 bilhão
Leia Mais
Durante internação, Bolsonaro solicita uso de antidepressivos após piora emocional, dizem médicos
Leia Mais
Virada do ano reúne cerca de 5 mil pessoas na Praça Ary Coelho, aponta GCM
Municípios