Interior / Três Lagoas
Três Lagoas promove ações dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
Programação segue até 12 de dezembro com rodas de conversa, aulas abertas, campanha do Laço Branco e ação simbólica no Deck da Lagoa Maior
03/12/2025
08:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Halley Coimbra Ribeiro Junqueira (CRAM) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), segue com a programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, campanha internacional realizada em mais de 160 países e que integra o calendário brasileiro desde 2003.
A mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar, divulgar serviços da rede de proteção, fortalecer o debate sobre políticas públicas e garantir maior visibilidade aos mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha. A iniciativa também reforça a importância da participação comunitária — especialmente dos homens — na construção de uma sociedade mais segura, acolhedora e igualitária.
Programação em Três Lagoas
A agenda municipal, iniciada em 20 de novembro, segue até 12 de dezembro com ações educativas, preventivas e de sensibilização:
• 20/11 a 10/12 – Entrevistas e Mural Temático
Durante todo o período, veículos de comunicação locais exibem entrevistas voltadas à orientação sobre direitos, canais de denúncia e acolhimento. No CRAM, um mural temático destaca o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, conectando a pauta do antirracismo ao enfrentamento da violência de gênero.
• 03/12 – Roda de Conversa e Aulas Abertas
Às 17h30, no Ginásio de Esportes, técnicas do CRAM conduzem uma roda de conversa sobre os serviços ofertados à população. Em seguida, haverá aula de Rit Box com a professora Fabiana e aula de defesa pessoal, ambas abertas ao público.
• 05/12 – Campanha do Laço Branco
Às 8h, no SSPM, servidores municipais do sexo masculino participam de uma roda de conversa sobre o papel dos homens no combate à violência contra as mulheres, dentro da campanha internacional do Laço Branco.
• 10/12 – Ação “Luzes por Elas”
Marcando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o encerramento ocorre às 18h no Deck da Lagoa Maior com o ato simbólico “Luzes por Elas”.
• 12/12 – Panfletagem e Orientações
Das 7h às 17h, na Câmara de Vereadores, será montado um stand em parceria com o IST para distribuição de materiais informativos e orientações sobre a rede de apoio e canais de denúncia.
De acordo com o CRAM, o foco central da campanha é garantir que todas as mulheres de Três Lagoas conheçam seus direitos e saibam como buscar ajuda. A mobilização reforça a importância da cooperação entre poder público e comunidade na promoção de ambientes seguros e na prevenção da violência de gênero.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após investida de Trump, Lula reforça defesa da neutralidade do Canal do Panamá e comércio multilateral justo
Leia Mais
Indicadores positivos da economia ampliam apoio da classe média e acendem alerta na direita
Leia Mais
Impulsiona MEI oferece capacitação gratuita para fortalecer gestão e finanças dos microempreendedores
Leia Mais
Coronel David articula início imediato de pavimentação em bairros de Aparecida do Taboado
Municípios