Política / Partidos
Contar oficializa retorno ao PL e afirma ter “bênção de Bolsonaro” para disputar o Senado por MS
Valdemar da Costa Neto confirma candidatura; movimento cria tensão interna com Reinaldo Azambuja
02/12/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-deputado estadual Capitão Contar oficializou nesta terça-feira (2) seu retorno ao Partido Liberal (PL), declarando que a filiação ocorre com a “bênção” do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ato contou com a presença de lideranças nacionais da legenda, incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o senador Rogério Marinho (PL-RN), o deputado Zucco (PL-RS) e o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, anunciou que Contar será o nome do partido para disputar o Senado por Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026, fortalecendo o projeto da sigla de ampliar sua representação no Congresso.
Em publicação nas redes sociais, Contar afirmou que sua volta ao partido integra “o projeto de fortalecimento do maior partido de direita no Brasil” e que a decisão foi tomada com o aval de Bolsonaro:
“Conto com a bênção do Presidente Jair Bolsonaro, a quem tenho imensa gratidão e admiração por tudo o que representa em nosso país.”
O ex-deputado destacou que o objetivo é construir uma bancada mais robusta no Congresso para “defender a Constituição, garantir equilíbrio entre os poderes e enfrentar abusos e interferências”.
A confirmação de Contar como pré-candidato ao Senado cria um novo capítulo na disputa interna do PL em Mato Grosso do Sul.
O ex-governador Reinaldo Azambuja, que assumiu a presidência estadual do partido há oito meses, trabalhava para ser o candidato da sigla ao Senado em 2026.
A chancela direta de Valdemar da Costa Neto ao nome de Contar gera incógnitas sobre o futuro da sigla no Estado e coloca os dois potenciais candidatos no mesmo tabuleiro eleitoral.
Valdemar justificou a escolha destacando o desempenho expressivo do ex-deputado nas urnas:
Foi o deputado estadual mais votado da história de Mato Grosso do Sul;
Disputou o governo estadual em 2022, chegando ao 2º turno e obtendo votação robusta contra Eduardo Riedel.
“Ele aceitou o convite para disputar o Senado pelo PL, com apoio de Jair Bolsonaro. Sua volta reforça nosso time e demonstra a força do projeto para o futuro do povo sul-mato-grossense e do Brasil”, afirmou Valdemar.
Durante o ato de filiação, Contar reforçou que o PL deve lançar candidaturas competitivas tanto para a Câmara quanto para o Senado, com foco em:
liberdade individual,
defesa da Constituição,
combate a interferências e abusos institucionais,
fortalecimento da direita no país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Iran Coelho será eleito vice-presidente do TCE-MS após aposentadoria de Jerson Domingos
Leia Mais
Pedido de vista adia votação sobre cassação de Carla Zambelli na CCJ
Leia Mais
Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias e critica demora do governo Lula: “grave e sem precedentes”
Leia Mais
Lula conversa com Trump sobre tarifaço, negociações comerciais e cooperação contra o crime organizado
Municípios