Interior / Três Lagoas
Carreta do SUS inicia atendimentos às mulheres já cadastradas nesta sexta-feira (28) em Três Lagoas
Unidade móvel do Ministério da Saúde atenderá por 30 dias e ampliará o acesso a exames ginecológicos e mamários na Costa Leste
26/11/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A partir desta sexta-feira (28), a Carreta da Saúde da Mulher, unidade móvel do Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), inicia os atendimentos às pacientes já cadastradas no sistema municipal de Três Lagoas. Os atendimentos começam às 8h, ao lado do poliesportivo da Lagoa, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A carreta permanecerá no município por no mínimo 30 dias, atendendo a demanda local e de outros municípios da Costa Leste, ampliando o acesso aos exames de prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde da mulher.
Três Lagoas é o primeiro município do interior de Mato Grosso do Sul a receber a unidade nesta etapa do programa.
Durante o período de funcionamento, a carreta realizará atendimentos especializados e exames de média complexidade, incluindo:
Mamografia digital;
Ultrassonografia mamária bilateral;
Ultrassonografia transvaginal e pélvica;
Colposcopia;
Punção de mama por agulha grossa;
Excisões do colo uterino (tipos I e II);
Biópsias de mama e colo uterino;
Consultas médicas especializadas e teleconsultas;
Exames anatomopatológicos de mama e colo uterino.
Os serviços são voltados prioritariamente ao diagnóstico precoce e ao cuidado integral, com foco no rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero.
A SMS reforça que os atendimentos serão exclusivamente para mulheres já cadastradas no sistema municipal e que aguardam na fila por exames e procedimentos ginecológicos e mamários.
Não haverá atendimento por demanda espontânea.
Para garantir o atendimento, as mulheres cadastradas devem procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para atualizar os dados. Após a atualização, as equipes de saúde entrarão em contato para agendar o atendimento na unidade móvel.
Com a chegada da carreta, Três Lagoas reforça a rede de atenção à saúde da mulher, reduzindo filas e acelerando o diagnóstico de doenças que exigem cuidado especializado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PRF instala antenas via satélite em Dourados para reforçar combate ao crime organizado na fronteira
Leia Mais
João Miguel, menino de 9 anos de Dourados, sonha em ser Policial Rodoviário Federal e coleciona encontros com ícones da corporação
Leia Mais
Zé Teixeira solicita apoio para saúde, agricultura familiar e infraestrutura viária em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Lidio Lopes cobra reforço na segurança do Parque dos Poderes após tentativa de estupro e relatos de assédio
Municípios