Campo Grande (MS), Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

Sustentabilidade / Inovação

Suzano tem case sobre gaseificação de biomassa reconhecido por organizações globais durante a COP30

Tecnologia desenvolvida em Ribas do Rio Pardo (MS) reduz em 97% o uso de combustível fóssil e é destaque entre 48 iniciativas mundiais de transição climática

12/11/2025

15:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, teve seu case sobre gaseificação de biomassa reconhecido por organizações internacionais durante a COP30, realizada em Belém (PA). A iniciativa, implementada na fábrica de Ribas do Rio Pardo (MS), foi selecionada pela Sustainable Business COP (SB COP), aliança global criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), como uma das 48 ações empresariais mais inovadoras do mundo no enfrentamento às mudanças climáticas.

Reconhecimento global na COP30

A SB COP escolheu o projeto da Suzano entre 670 iniciativas avaliadas, destacando-o como exemplo de solução sustentável e replicável na indústria. A iniciativa será premiada em evento oficial da COP30, em reconhecimento à sua contribuição para a transição energética global.

Já o WBCSD incluiu o case no Business Action Bank, plataforma que reúne exemplos concretos de impacto positivo frente às mudanças climáticas, com o objetivo de inspirar outras empresas a adotar soluções sustentáveis já comprovadas.

Tecnologia limpa e eficiência energética

A tecnologia de gaseificação de biomassa aplicada em Ribas do Rio Pardo representa um novo modelo energético para o setor de celulose. O sistema produz um gás de síntese (Syngas) a partir da biomassa, substituindo o óleo combustível derivado do petróleo utilizado nos fornos de cal.

Os resultados são expressivos:

  • Redução de 97% no consumo de combustível fóssil;

  • Economia superior a 82% nos custos energéticos;

  • Diminuição significativa na emissão de gases de efeito estufa (GEE).

A inovação reforça o compromisso da Suzano com sustentabilidade, eficiência operacional e descarbonização da produção industrial.

“É possível fazer diferente e melhor”, afirma diretor da Suzano

O diretor industrial de celulose da regional Sul da Suzano, Maurício Miranda, destacou que o reconhecimento internacional reflete o papel de liderança da companhia na transição climática global.

“O setor e o mundo buscam por soluções sustentáveis frente às mudanças climáticas. Com nosso Plano de Ação para a Transição Climática, mostramos que é possível reduzir custos e emissões de CO₂, eliminando a dependência de combustíveis fósseis. É fazer diferente e melhor”, afirmou.

Participação na COP30

Além do prêmio, executivos e executivas da Suzano participarão de painéis e eventos temáticos durante a COP30, contribuindo para discussões sobre a importância da agenda climática e a transição justa. A empresa também apresentará outros cases de sustentabilidade e inovação industrial com resultados já implementados no Brasil e no exterior.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora de celulose do mundo e uma das principais fabricantes de papéis da América Latina, com atuação em mais de 100 países. Seus produtos estão presentes no cotidiano de 2 bilhões de pessoas, com marcas como Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®.

Com mais de 100 anos de história, a empresa mantém ações listadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ), e tem investido fortemente em inovação, economia circular e bioeconomia, buscando substituir matérias-primas fósseis por renováveis.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: