Economia / Finanças Públicas
Prefeitura publica tabela de reajuste do IPTU 2026 com base na inflação de 5,32%
Correção acompanha o IPCA-E e não representa aumento real; decreto dispensa aprovação da Câmara Municipal
24/10/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta sexta-feira (24) o decreto que define a atualização dos valores de referência para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2026, aplicando reajuste de 5,32%, correspondente à inflação medida pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial).
O documento, assinado pela prefeita Adriane Lopes e pela secretária municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama, tem 53 páginas e atualiza a Planta Genérica de Valores e as tabelas de metragem dos imóveis, sem promover aumento real da carga tributária.
Segundo o decreto, como o reajuste reflete apenas a variação inflacionária, não é necessário envio de projeto à Câmara de Vereadores.
A atualização aplica-se à base de cálculo do IPTU, utilizando os parâmetros do Cadastro Técnico Imobiliário até 17 de outubro de 2025.
“A Tabela de Valores Unitários por Metro Quadrado de Edificação e a Planta de Valores Genéricos terão apenas a correção inflacionária do período”, diz o texto.
O cálculo considera o tipo de imóvel (residencial, comercial, industrial, institucional ou terreno baldio), as benfeitorias da região e a metragem construída ou do terreno.
As tabelas publicadas trazem os valores unitários por metro quadrado e as condições de aplicação, compondo a base de cálculo que determinará o valor final do imposto a ser lançado para 2026.
Para os contribuintes, ainda não há divulgação dos carnês, mas é possível estimar o novo valor aplicando a correção de 5,32% sobre o IPTU de 2025.
Em 2025, os carnês foram disponibilizados em dezembro, com vencimento em 10 de janeiro, prazo também válido para o pagamento à vista com desconto de 20% ou para a primeira parcela (de até 12).
A expectativa é que o cronograma de 2026 siga o mesmo modelo, com envio pelos Correios e acesso digital pelo site da Prefeitura.
Além do IPTU, os proprietários de imóveis pagam a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares, regulamentada por decreto e atualizada conforme o perfil do imóvel.
Durante 2025, o Município manteve programas de Refis (Refinanciamento de Débitos) para contribuintes inadimplentes do IPTU e de outros tributos municipais.
O novo decreto não menciona o lançamento dos carnês de 2026, o que deve ser informado em publicação posterior.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Copom corta Selic para 14,25% ao ano e mantém ciclo de redução dos juros
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro confirma pedido de conserto em arma, mas nega relação com fim da domiciliar
Leia Mais
PF aponta diálogo de Hugo Motta com Vorcaro sobre empréstimo para empresa de cunhada
Leia Mais
Justiça Itinerante leva atendimento gratuito a bairros de Campo Grande
Municípios