Justiça / Tecnologia
OAB-MS vai acionar big techs e operadoras na Justiça contra golpe do “falso advogado”
Entidade cobra responsabilização de plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook por uso indevido de imagem e dados de profissionais
24/10/2025
07:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) anunciou que ingressará, na próxima semana, com ação civil pública contra empresas de telefonia e big techs que atuam como plataformas de comunicação, responsabilizando-as pela difusão do golpe do “falso advogado”, prática que vem se espalhando nas redes sociais e causando prejuízos a profissionais e clientes.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo presidente da OAB-MS, Bitto Pereira, que classificou a situação como “muito séria e recorrente”, uma vez que golpistas têm se passado por advogados reais, utilizando fotos, nomes e até vozes clonadas por inteligência artificial para enganar vítimas e solicitar transferências bancárias indevidas.
Segundo o presidente Bitto Pereira, a instituição atua em duas frentes principais para combater a fraude:
Canal de denúncias:
A OAB-MS mantém um espaço oficial no site e em seus canais institucionais para receber relatos de golpes.
“Encaminhamos as denúncias à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que toma as providências cabíveis, como abertura de inquérito”, explicou o presidente.
Ação civil pública:
A medida judicial buscará responsabilizar empresas de telefonia e plataformas digitais pela falta de controle sobre o uso indevido de dados e perfis falsos, após tentativas frustradas de cooperação extrajudicial com as companhias.
De acordo com a OAB-MS, a ação incluirá no polo passivo operadoras de telefonia e provedores de internet, além das principais plataformas de comunicação:
Meta (controladora do WhatsApp, Instagram e Facebook);
Empresas de telefonia móvel e fixa, que possuem os dados de cadastro dos usuários usados nos golpes.
“Temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras muito claras sobre o uso das informações pessoais no ambiente digital, e essas regras precisam ser respeitadas”, destacou Bitto Pereira.
O chamado “golpe do falso advogado” consiste no uso de fotos, nomes e informações reais de advogados, obtidos na internet ou em redes sociais, para criar perfis falsos e aplicar fraudes.
Em muitos casos, os criminosos entram em contato com clientes ou familiares simulando pagamento de alvarás, custas processuais ou honorários inexistentes.
Com o avanço da tecnologia, há também uso de deepfakes de voz e imagem, o que torna a fraude ainda mais convincente.
A OAB-MS recomenda que qualquer contato financeiro feito em nome de advogados seja confirmado diretamente com o profissional, pelos canais oficiais de comunicação do escritório ou número de registro na OAB nacional (www.oab.org.br).
Em caso de suspeita, a vítima deve registrar boletim de ocorrência e comunicar imediatamente à OAB-MS pelo canal de denúncias disponível no site institucional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agência da Energisa abre neste sábado (25) para negociar contas de luz em atraso em Campo Grande
Leia Mais
TJMS lança pregão para contratar banco gestor da folha de pagamento e prevê arrecadar R$ 39,4 milhões
Leia Mais
Zé Teixeira apresenta indicações para melhorias em infraestrutura, educação e segurança em Dourados
Leia Mais
Audiência Pública apresenta metas e diretrizes do PPA 2026–2029 e da LOA 2026 em Bataguassu
Municípios