Política / Assembleia Legislativa
Professor Rinaldo reafirma apoio à valorização dos profissionais da Educação durante manifestação na ALEMS
Deputado destacou importância de concurso público e revisão salarial, em sintonia com as pautas apresentadas pela Fetems
23/10/2025
17:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta quinta-feira (23), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu a presidenta da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), Deumeires Morais, que utilizou a tribuna para defender a valorização dos profissionais da Educação e melhorias na qualidade do ensino público estadual.
Deumeires apresentou as principais reivindicações da categoria, destacando a revisão da tabela salarial dos administrativos, com reconhecimento para os servidores com formação de nível superior, e a realização imediata de concurso público para reduzir o número de professores contratados temporariamente.
“É preciso garantir o direito de quem se qualificou e assegurar condições dignas de trabalho para todos os servidores que constroem a educação pública”, ressaltou a presidenta da Fetems.
Presente na manifestação, o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da ALEMS, reforçou seu apoio às pautas defendidas pela Fetems e reconheceu que a precarização dos vínculos temporários é um problema nacional que exige enfrentamento.
“Isso está acontecendo em todo o Brasil e é uma questão que precisamos enfrentar com seriedade. Mato Grosso do Sul supera a média nacional. Eu fui professor convocado, membros da minha família também. Conheço professores com doutorado nessa situação. Por isso, hipoteco meu apoio incondicional às categorias da educação”, afirmou o parlamentar.
Rinaldo destacou ainda a importância de garantir os três pilares defendidos pela Fetems — salário, carreira e jornada —, reforçando seu compromisso com políticas públicas que promovam valorização profissional, formação contínua e fortalecimento da educação pública no Estado.
O deputado afirmou que seguirá dialogando com o Governo do Estado e com a Secretaria de Educação (SED) para buscar soluções estruturais que reduzam a dependência de contratos temporários e assegurem planos de carreira mais justos e sustentáveis para os trabalhadores da rede pública.
A mobilização dos profissionais da Educação na ALEMS reuniu centenas de docentes e administrativos, simbolizando a unidade da categoria em torno da valorização da carreira e do fortalecimento da escola pública em Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios