Política / Justiça
Pacheco se diz honrado com apoios para o STF, mas afirma que escolha é exclusiva de Lula
Senador evita especulações sobre vaga de Barroso e elogia Jorge Messias, favorito do presidente para o Supremo
16/10/2025
13:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou nesta quinta-feira (16) as manifestações de apoio ao seu nome para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. Pacheco afirmou estar “honrado” com as manifestações, mas reforçou que a decisão sobre a indicação é “exclusiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva” e deve ser respeitada.
“Não tem como fazer especulações. É uma decisão exclusiva do presidente Lula, que deve ser respeitada, seja ela qual for. Me lembro do ministro Flávio Dino dizendo, e parafraseando alguém, que não se faz campanha para isso, mas também não se recusa um convite. Esta é a lógica”, afirmou o senador.
Segundo aliados do governo, Lula pretende indicar o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF, e o anúncio oficial pode ocorrer ainda nesta semana. A escolha ocorre em meio a forte pressão de setores do Judiciário e de parte do Senado pela nomeação de Pacheco, que tem trânsito entre magistrados e parlamentares.
Questionado sobre o favoritismo de Messias, Pacheco adotou tom conciliador:
“O ministro Messias é alguém muito bem preparado, presta um bom serviço à AGU. Só tenho elogios a fazer a ele, assim como ao ministro Bruno Dantas, do TCU, que é egresso do Senado e é uma pessoa de grande capacidade.”
O senador também comentou as manifestações de apoio de colegas do Congresso e de integrantes do próprio Supremo:
“São manifestações de pessoas que convivem comigo e conhecem meu trabalho no Parlamento, igualmente pessoas vinculadas à Justiça, que têm reconhecimento e apreço por mim. Mas essa é uma decisão do presidente Lula, que deve ser respeitada, qualquer que seja ela.”
Pacheco afirmou ainda que segue concentrado em seu mandato à frente do Senado:
“O compromisso que eu tenho é com o mandato do Senado. É o que nós temos para hoje.”
Contexto:
A vaga no STF foi aberta após a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso, publicada nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial da União. Ele deixará oficialmente o cargo no sábado (18). A escolha de seu substituto é prerrogativa exclusiva do presidente da República, que deve submeter o nome ao Senado Federal para sabatina e aprovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tetas demais: aí a conta não fecha
Leia Mais
Antes de morrer, Odete Roitman foi “condenada” por tentativa de homicídio no Pantanal
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Rubio classifica reunião com Brasil como “muito positiva” e diz que encontro entre Trump e Lula deve ocorrer em breve
Municípios