Campo Grande (MS), Domingo, 19 de Outubro de 2025

Entretenimento / Curiosidades

Antes de morrer, Odete Roitman foi “condenada” por tentativa de homicídio no Pantanal

TJMS explica que processo era fictício e serviu apenas para testar sistema eletrônico do tribunal

16/10/2025

20:16

DA REDAÇÃO

Beatriz Segall interpretou Odete Roitman na versão de 1988 de 'Vale Tudo'. Em 2025, Debora Bloch dará vida personagem

Uma das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira, Odete Roitman — imortalizada por Beatriz Segall em Vale Tudo (1988) — voltou aos holofotes por um motivo inusitado: a personagem foi “presa e condenada” por tentativa de homicídio em Miranda (MS), região do Pantanal.

O caso, embora pareça uma brincadeira, realmente existiu nos registros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), com decisão assinada em 8 de novembro de 2019.

Caso fictício em nome da vilã

De acordo com nota oficial do TJMS, o processo envolvendo a “empresária pantaneira” Odete Roitman foi criado apenas para fins de treinamento interno, com o objetivo de testar o sistema eletrônico do Judiciário.
O tribunal esclareceu que o caso não envolveu nenhuma pessoa real, tampouco qualquer vara judicial existente na comarca de Miranda.

“O nome foi utilizado em uma base de dados fictícia para verificar o funcionamento das ferramentas eletrônicas”, informou o TJMS.

Quem é Odete Roitman?

Vilã das vilãs, Odete Roitman é um dos ícones da TV brasileira.
Criada por Gilberto Braga, a personagem representa a elite arrogante e preconceituosa dos anos 1980, marcada por frases cortantes e desprezo pela moralidade.

Na versão original, Odete foi interpretada por Beatriz Segall, e na releitura de 2019, por Débora Bloch. Ambas reforçaram o arquétipo da vilã sofisticada, fria e manipuladora.

O legado na teledramaturgia

Especialista em novelas, Nilson Xavier lembra que a personagem redefiniu o papel das vilãs na TV brasileira.

“Antes de Odete, as vilãs eram temidas, mas não admiradas. Depois dela, o público passou a sentir fascínio por personagens más”, explica.

A influência da personagem inspirou nomes marcantes da teledramaturgia, como Altiva (A Indomada), Branca (Por Amor), Flora (A Favorita) e Carminha (Avenida Brasil).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: