Cidadania / Justiça
Defensoria corrige certidão de nascimento de morador de Três Lagoas e garante acesso a documentos civis
Erro na grafia de sobrenomes e do nome da mãe impedia Ravadiel Ramão Sales de emitir novos documentos
22/09/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio de sua unidade em Três Lagoas, garantiu a correção da certidão de nascimento de Ravadiel Ramão Sales, de 61 anos, que enfrentava dificuldades devido a erros na grafia de seu nome e do nome da mãe em registros oficiais.
Na 2ª via da certidão, o nome do assistido aparecia como “Romão Salles” em vez de “Ramão Sales”, além do nome da mãe constar como “Lusia Romão Neta” ao invés de “Luzia Ramão Neta”.
Segundo a defensora substituta Stephany Oliveira Giardini Fonseca, responsável pelo caso, a divergência nos registros gerava entraves imediatos:
“A divergência no nome registrado gerou obstáculos para o assistido, que necessitava da documentação correta com urgência para conseguir ter acesso a um novo RG e seguir com todos os trâmites de sua vida civil de modo regular.”
A defensora oficiou o Tabelionato “Ubá” de Registro Civil e Notas de Aparecida do Taboado, responsável pelo documento, que realizou a retificação. A nova certidão corrigida foi entregue recentemente à Defensoria de Três Lagoas e, em seguida, repassada ao assistido.
Na ocasião, Sales recebeu o documento das mãos da defensora Stephany Fonseca e da assessora jurídica Amanda Mehret.
Há 43 anos, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atua na promoção de acesso à justiça e garantia de direitos, prestando assistência jurídica gratuita a cidadãos em situação de vulnerabilidade. Sua atuação abrange áreas como saúde, moradia, defesa de mulheres, crianças, adolescentes, idosos, povos indígenas, população LGBTQIAPN+ e pessoas em situação de rua.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
ÚLTIMA CHANCE: Contribuintes de Bataguassu têm até 30 de setembro para aderir ao REFIS 2025
Leia Mais
Relator da CPMI do INSS pede prisão preventiva de empresário ligado ao “Careca do INSS”
Leia Mais
Dra. Thelma Assis envia mensagem de apoio a pacientes da ABRAPEC durante Congresso Todos Juntos Contra o Câncer
Leia Mais
Quem são os brasileiros que tiveram vistos revogados pelo governo Trump
Municípios