Cidadania / Justiça
Defensoria corrige certidão de nascimento de morador de Três Lagoas e garante acesso a documentos civis
Erro na grafia de sobrenomes e do nome da mãe impedia Ravadiel Ramão Sales de emitir novos documentos
22/09/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio de sua unidade em Três Lagoas, garantiu a correção da certidão de nascimento de Ravadiel Ramão Sales, de 61 anos, que enfrentava dificuldades devido a erros na grafia de seu nome e do nome da mãe em registros oficiais.
Na 2ª via da certidão, o nome do assistido aparecia como “Romão Salles” em vez de “Ramão Sales”, além do nome da mãe constar como “Lusia Romão Neta” ao invés de “Luzia Ramão Neta”.
Segundo a defensora substituta Stephany Oliveira Giardini Fonseca, responsável pelo caso, a divergência nos registros gerava entraves imediatos:
“A divergência no nome registrado gerou obstáculos para o assistido, que necessitava da documentação correta com urgência para conseguir ter acesso a um novo RG e seguir com todos os trâmites de sua vida civil de modo regular.”
A defensora oficiou o Tabelionato “Ubá” de Registro Civil e Notas de Aparecida do Taboado, responsável pelo documento, que realizou a retificação. A nova certidão corrigida foi entregue recentemente à Defensoria de Três Lagoas e, em seguida, repassada ao assistido.
Na ocasião, Sales recebeu o documento das mãos da defensora Stephany Fonseca e da assessora jurídica Amanda Mehret.
Há 43 anos, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atua na promoção de acesso à justiça e garantia de direitos, prestando assistência jurídica gratuita a cidadãos em situação de vulnerabilidade. Sua atuação abrange áreas como saúde, moradia, defesa de mulheres, crianças, adolescentes, idosos, povos indígenas, população LGBTQIAPN+ e pessoas em situação de rua.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Brasil desafia Trump e vence disputa diplomática
Leia Mais
Anderson Torres pede para cumprir eventual pena na Superintendência da PF em Brasília
Leia Mais
Flávio Bolsonaro reafirma que foco é o PL da Anistia e descarta qualquer acordo sobre dosimetria
Leia Mais
Flávio Bolsonaro diz que vídeo da tornozeleira foi divulgado com “vontade de fazer maldade”
Municípios