Política / Câmara Federal
PL oficializa Eduardo Bolsonaro como novo líder da Minoria na Câmara
Deputada Caroline de Toni renuncia ao posto e assume como primeira-vice-líder; decisão garante a Eduardo imunidade contra faltas mesmo em autoexílio
16/09/2025
15:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Partido Liberal (PL) oficializou nesta terça-feira (16/9) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como novo líder da Minoria na Câmara dos Deputados. A mudança ocorreu após a renúncia da deputada Caroline de Toni (PL-SC), que deixou o posto para dar lugar ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas assumirá como primeira-vice-líder da Minoria.
Em pronunciamento, Caroline justificou sua saída como parte de uma estratégia política:
“Gostaria de comunicar a todos a minha renúncia à liderança da Minoria da Câmara dos Deputados para transferir essa responsabilidade ao deputado Eduardo Bolsonaro. Tomamos essa decisão convictos de que o Brasil precisa de união e de coragem, especialmente diante das perseguições políticas que tanto o Eduardo quanto seu pai, Jair Messias Bolsonaro, estão sofrendo.”
A indicação fortalece Eduardo Bolsonaro, que desde fevereiro está em autoexílio nos Estados Unidos. Ao assumir a liderança, ele passa a ter regalias previstas pelo regimento interno da Câmara, entre elas a dispensa de justificar ausências em plenário — o que evita o risco de perder o mandato por excesso de faltas.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou ter comunicado oficialmente o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta, entretanto, disse não ter sido procurado até o momento.
De acordo com o regimento interno da Câmara, o cargo de líder da Minoria é ocupado por indicação do maior partido de oposição, mas a nomeação precisa ser ratificada pelo presidente da Câmara.
A escolha de Eduardo ocorre em meio à crise política da oposição após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF, que elevou a pressão do PL sobre aliados e abriu novas disputas em torno da estratégia para 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Catan diz que “população pede” candidatura própria do PL ao Governo de MS em 2026
Leia Mais
ALEMS aprova PEC de Zé Teixeira que altera data de posse do governador em MS
Leia Mais
Salário mínimo de 2026 será de R$ 1.621, confirma governo federal
Leia Mais
Posse de governador e vice em MS passa de 1º para 6 de janeiro a partir de 2026
Municípios