Política
Lula promete blindar pequenos produtores da Amazônia contra tarifa de Trump
Presidente anuncia fundo de financiamento e destaca combate ao crime organizado em entrevista à Rede Amazônica
09/09/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu, nesta terça-feira (9), que nenhum pequeno produtor da Região Norte será prejudicado pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo governo dos Estados Unidos. Em entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, o chefe do Executivo afirmou que o governo já criou um fundo de financiamento para apoiar quem for afetado pela medida.
“Nenhum pequeno produtor de açaí, de mel, de castanha, será prejudicado porque o governo não vai permitir que pequenos e médios produtores sejam prejudicados por isso. Nós já criamos um fundo para ajudar a financiar quem possivelmente tem o problema”, declarou Lula.
Na entrevista, o presidente também abordou a atuação do governo no enfrentamento ao crime organizado. Segundo ele, operações recentes atingiram estruturas antes intocáveis, chegando a setores da economia de alto impacto.
“O crime organizado, hoje, está em tudo quanto é lugar. Está no futebol, na justiça, na política, em todas as instituições. Fizemos a maior operação da história contra o narcotráfico e chegamos à Faria Lima, nas fintechs e nas empresas de jogos”, afirmou.
Questionado sobre críticas à rede hoteleira de Belém, que sediará a COP30, Lula assegurou que o governo está investindo em habitação e infraestrutura na região. Segundo ele, a conferência do clima será uma oportunidade para mostrar a Amazônia ao mundo.
Lula desembarca nesta manhã em Manaus, onde inaugura às 11h30 (horário de Brasília) o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). Ele disse sentir “muito orgulho” de entregar o espaço.
O presidente também anunciou que pretende visitar, nas próximas semanas, o Território Indígena Yanomami, em Roraima, para acompanhar de perto a situação da população local.
“Os Yanomami precisam viver com dignidade e serem tratados com respeito pelo governo federal”, destacou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
ASL promove Leituras & Conversas sobre a poesia de Dora Ribeiro nesta quinta-feira em Campo Grande
Leia Mais
Assomasul amplia programa de pós-graduação para os 79 municípios após pedido de Pedro Caravina
Leia Mais
Sicredi lança programa A União Faz a Vida no CEDEG APAE em Campo Grande
Leia Mais
Junior Mochi apresenta indicações para trânsito em Campo Grande e rede de água em Bodoquena
Municípios