Política / Assembleia Legislativa
Deputado Zeca apresenta moção de congratulação à Agraer e cobra melhorias em saúde e abastecimento de água em MS
Parlamentar destacou avanços na agricultura familiar, pediu urgência na reforma de posto de saúde em Rochedo e solicitou caixas d’água para comunidade indígena em Juti
27/08/2025
23:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Zeca do PT apresentou uma série de proposições voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, à saúde pública e às comunidades indígenas do estado.
Zeca apresentou uma Moção de Congratulação ao diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza, e ao diretor-executivo, Marcos Roberto de Carvalho Melo, estendida a todos os servidores da agência.
Segundo o deputado, a homenagem reconhece os relevantes serviços prestados desde 2023, com destaque para:
O salto no número de emissões do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que passou de 3,9 mil inscrições ativas em 2023 para mais de 28 mil em 2025.
O crescimento da comercialização de alimentos da agricultura familiar pela Ceasa-MS, que aumentou de 3 milhões para 5 milhões de toneladas no período.
A aquisição de mais de 20 milhões de toneladas de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Zeca ressaltou a importância da continuidade dos projetos:
“A relevância do trabalho da Agraer é indiscutível e deve seguir fortalecendo a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul”, destacou.
A moção segue agora para apreciação do plenário da Casa de Leis.
O parlamentar também apresentou indicação cobrando a finalização urgente das obras de reforma do posto de saúde da comunidade Pira-Parque, em Rochedo. De acordo com relatos encaminhados pelo vereador Josimar Veterinário (Republicanos), os moradores têm enfrentado dificuldades e são obrigados a se deslocar até a área urbana do município para conseguir atendimento médico.
O pedido foi direcionado ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e ao prefeito de Rochedo, Arino Jorge.
Outra indicação apresentada por Zeca solicita, em caráter de urgência, o fornecimento de 30 caixas d’água de 500 litros para as famílias da Aldeia Jarará, em Juti. O pedido atende solicitação da vereadora Andréia Tobias (Loira do PT).
Segundo relatos, a comunidade indígena enfrenta longos períodos sem acesso à água potável, chegando a ficar até 15 dias sem abastecimento. Além disso, a construção de novas unidades habitacionais aumentou a necessidade de armazenamento.
A solicitação foi encaminhada ao coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de MS (DSEI-MS), Lindomar Ferreira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hugo Motta propõe voto distrital misto para frear avanço do crime organizado no Congresso
Leia Mais
Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil, apesar da alta chance de cura
Leia Mais
Novos radares entram em funcionamento em fase de testes: veja onde estão e o que muda para os motoristas
Leia Mais
Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado
Municípios