Interior / Bataguassu
UEMS confirma abertura da terceira turma de Direito em Bataguassu para 2026
Anúncio foi feito durante a 2ª Semana Jurídica e marca avanço da interiorização do ensino superior em MS
18/08/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©Diego Oliveira/Cenário MS
A cidade de Bataguassu terá, a partir de 2026, a terceira turma do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A confirmação foi feita na noite de segunda-feira (18) pelo deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), durante a solenidade de encerramento da 2ª Semana Jurídica da UEMS, realizada no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
A novidade chega como resposta a uma mobilização popular pela permanência e fortalecimento da unidade da UEMS no município, movimento que incluiu abaixo-assinado e apoio de lideranças locais.
Para Caravina, a decisão representa um marco para o município e para o desenvolvimento regional:
“A criação desta nova turma é uma conquista da sociedade de Bataguassu. É a prova de que a demanda por ensino superior público e de qualidade cresce a cada ano e de que nossos jovens têm potencial para transformar o futuro de Mato Grosso do Sul.”
O reitor da UEMS, professor Laercio de Carvalho, reforçou que a medida integra o projeto de interiorização da universidade:
“Nosso papel é levar conhecimento a todo o Estado. Bataguassu se tornou um exemplo do quanto o ensino superior pode impulsionar o crescimento de uma cidade.”
O anúncio foi celebrado também pelo vice-prefeito Cleyton Silva, que representou a prefeita Wanderleia Caravina:
“A expansão da UEMS não é apenas uma vitória da educação, mas de toda a comunidade. Significa mais oportunidades, qualificação profissional e desenvolvimento econômico.”
A mesa de autoridades contou ainda com a presença da juíza da comarca de Bataguassu, Laísa de Oliveira Marcolini, do coordenador do curso de Direito, professor Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa, e do promotor de Justiça, Edival Goulart Quirino.
Com o tema “Desafios Jurídicos diante do BOOM econômico de Bataguassu”, a 2ª Semana Jurídica reuniu especialistas, professores e profissionais do Direito entre os dias 11 e 18 de agosto, debatendo os impactos sociais e legais do crescimento da cidade.
A confirmação da terceira turma consolida Bataguassu como um polo de ensino superior no interior de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a UEMS como agente de transformação social e desenvolvimento sustentável.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara vai votar com urgência projeto que torna crime hediondo a falsificação de bebidas
Leia Mais
Defesa de Henrique Budke evita, por enquanto, recorrer para garantir retorno ao cargo de prefeito de Terenos
Leia Mais
Azambuja, Loubet e Pollon assumem o protagonismo nas articulações políticas para 2026 em MS
Leia Mais
A sabedoria de ser como a água
Municípios