Campo Grande (MS), Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

Cidadania / Direitos Humanos

Após pressão de Lia Nogueira, Dourados confirma realização da Conferência das Mulheres

Evento será realizado nos dias 24 e 25 de julho após recuo da prefeitura; objetivo é debater políticas públicas e mapear problemas regionais

01/07/2025

16:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Dourados confirmou a realização da Etapa Regional da 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, marcada para os dias 24 e 25 de julho. A mudança de posição ocorreu após a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentar requerimento cobrando apoio do Governo do Estado e da administração municipal para viabilizar o evento.

A iniciativa atende a um pedido formal do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, presidido por Rilziane Guimarães Bezerra de Melo, que havia demonstrado preocupação com a negativa inicial da prefeitura. Para ela, a manifestação da deputada foi determinante para o recuo.

A fala da deputada surtiu efeito na reconsideração da primeira decisão do chefe do Executivo”, afirmou Rilziane.

Violência de gênero em destaque

A conferência ganha importância diante do alarmante cenário de violência contra a mulher em Dourados. Segundo a Delegacia da Mulher, o município registrou mais de 800 casos de violência doméstica apenas no primeiro semestre de 2025, além de quatro tentativas de feminicídio.

“Temos aqui a questão das reservas indígenas, que alavancam esse cenário de violência: violência doméstica, feminicídio, estupro de vulneráveis”, alertou Rilziane.

Espaço de escuta e construção de propostas

A Etapa Regional será um espaço participativo, com debates divididos em eixos temáticos, presença de palestrantes e facilitadores, e resultará em relatório com propostas que serão levadas à conferência nacional, marcada para 2025.

A conferência vem trazer esse diálogo com a população, especialmente com as mulheres, onde ouvimos e damos voz a elas”, explicou a presidente do Conselho.

Deputada repudia recusa inicial da prefeitura

A deputada Lia Nogueira classificou a negativa inicial da administração municipal como um grave retrocesso.

Negar a realização da conferência é perder a oportunidade de salvar vidas, de ouvir as mulheres e de agir com responsabilidade”, declarou.
Ela também reforçou que o Mato Grosso do Sul segue entre os estados com maiores índices de feminicídio no país, e que ações como essa conferência são urgentes.

Etapa regional: importância e impacto

A Etapa Regional da 5ª Conferência será uma ferramenta para mapear as problemáticas específicas de Dourados e da região, incluindo questões sociais, culturais e de segurança pública. O evento reforça o protagonismo feminino e a luta por equidade, proteção e representatividade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: