Direitos Humanos / Cidadania
Lia Nogueira apoia ações em Maracaju e defende expansão da rede de proteção às mulheres em MS
Deputada participou de inauguração da Sala Lilás e da mobilização “Feminicídio Zero”; Estado já registra 17 feminicídios em 2025
01/07/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) reforçou nesta segunda-feira (30) seu compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher ao participar de uma série de ações no município de Maracaju, em Mato Grosso do Sul. A agenda incluiu a inauguração oficial da Sala Lilás no Hospital Soriano Corrêa da Silva e a mobilização “Feminicídio Zero”, na Praça Central da cidade.
Durante o evento, Lia destacou a importância de políticas públicas efetivas e parabenizou o município pelo protagonismo na causa. A Sala Lilás homenageia Ivanir Rodrigues Antunes, técnica de enfermagem assassinada pelo ex-companheiro em 2021, e representa um modelo de atendimento sigiloso, acolhedor e humanizado para mulheres vítimas de violência.
“Maracaju está mostrando que é possível construir uma rede que acolhe, protege e salva vidas. Esse é o tipo de política pública que precisamos levar para todo o Estado do Mato Grosso do Sul”, afirmou Lia Nogueira.
De acordo com Jamaika do Carmo, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Maracaju, a Sala Lilás foi criada antes mesmo da obrigatoriedade da lei federal, sendo regulamentada por lei municipal. O espaço oferece entrada diferenciada, equipe multidisciplinar e protocolo de sigilo rigoroso.
“O atendimento ocorre longe da recepção do hospital, com psicólogas, assistentes sociais e profissionais de saúde capacitados, garantindo acolhimento e proteção desde o primeiro contato”, explicou Jamaika.
Na Praça Central de Maracaju, Lia Nogueira também participou da mobilização “Feminicídio Zero”, ao lado de vereadores, da primeira-dama Meire Calderan, do prefeito Marcos Calderan (PSDB) e de lideranças locais. Durante a ação:
Foram distribuídos panfletos educativos;
Realizadas visitas aos comércios com orientações de prevenção;
Ocorreram blitzes informativas com foco na denúncia de agressões.
“Denunciar é um ato de coragem. As mulheres precisam saber que não estão sozinhas. A rede de proteção deve estar ativa e acessível”, reforçou Lia.
Apesar dos avanços locais, Mato Grosso do Sul figura entre os estados com maiores índices de violência contra a mulher no Brasil. Em 2025, já foram registrados 17 feminicídios no estado. O mais recente ocorreu em Costa Rica, no último sábado (28), evidenciando a urgência de reforçar a rede de proteção.
Maracaju, que não registrava feminicídios há quatro anos, também foi palco de um caso grave no último dia 20 de junho, quando uma mulher foi morta pelo ex-companheiro.
Na Assembleia Legislativa, Lia Nogueira atua para garantir mais estrutura, orçamento e efetividade das políticas públicas voltadas à mulher. A deputada cobra ações concretas de combate à violência, com expansão das Salas Lilás, capacitação de servidores e ampliação do acesso à informação.
“É urgente priorizar o enfrentamento à violência de gênero. Maracaju dá um exemplo que precisa ser replicado em todo Mato Grosso do Sul”, concluiu a deputada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado dos EUA aprova pacote de Trump que corta impostos, reduz verba social e amplia gasto com imigração
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande abre seleção para cadastro reserva de pedreiros e coveiros
Leia Mais
Corpo de Juliana Marins chega ao Rio seis dias após resgate na Indonésia
Leia Mais
Deputados e CCR firmam acordo para prestação de contas trimestral sobre obras na BR-163
Municípios