Saúde / Cidadania
Emenda de Lia Nogueira fortalece Hospital Indígena em Dourados com novos equipamentos
Investimento de R$ 100 mil garante modernização da lavanderia hospitalar e reforça atendimento às comunidades indígenas da região
23/06/2025
12:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com foco na melhoria do atendimento à população indígena da região da Grande Dourados, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) oficializou, nesta segunda-feira (23), a entrega de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para o Hospital e Maternidade Porta da Esperança, mantido pela Missão Evangélica Caiuá.
O recurso foi utilizado na aquisição de equipamentos essenciais para a lavanderia hospitalar, setor fundamental no controle de infecções e na qualidade dos serviços prestados aos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).Investimento em saúde e segurança hospitalar
Com a emenda, foram adquiridos:
✔️ 1 lavadora de roupas hospitalar horizontal
✔️ 1 centrífuga industrial
✔️ 3 secadoras rotativas de 18,5 kg
✔️ Frete e logística dos equipamentos até a unidade hospitalar
“A saúde da população indígena merece atenção integral. Essa emenda representa nosso compromisso com Dourados e com a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos às aldeias e à população que depende do hospital. Garantir uma estrutura adequada é garantir dignidade no atendimento”, destacou a deputada Lia Nogueira.
A parlamentar explicou que o recurso foi destinado no ano de 2024, mas a entrega dos equipamentos ocorreu neste ano em função dos trâmites de licitação e aquisição.
Ainda durante a agenda em Dourados, Lia Nogueira participou da entrega de dois caminhões-pipa, adquiridos por meio de emenda do deputado federal Geraldo Resende (PSDB), com contrapartida do Governo do Estado. Os veículos vão atender emergencialmente as aldeias Bororó e Jaguapiru, onde vivem mais de 20 mil indígenas.
“Água é vida, é um direito básico. Esses caminhões vão amenizar o problema da escassez nas aldeias, mas nossa luta é por um sistema permanente de abastecimento, que garanta segurança hídrica para todas as famílias indígenas”, ressaltou Lia.
O Hospital Porta da Esperança é referência no atendimento à população indígena de Dourados e de municípios vizinhos, prestando serviços de média complexidade e maternidade. Com a modernização da lavanderia, a unidade amplia sua capacidade de atendimento com mais segurança, controle sanitário e eficiência.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Dourados mobiliza sociedade em audiência pública do Setembro Amarelo
Leia Mais
Campeonato de Bandas e Fanfarras movimenta Dourados e recoloca cidade no cenário estadual
Leia Mais
Gonet alerta no STF: não reprimir tentativas de golpe fortalece autoritarismo
Leia Mais
Federação União Progressista rompe com governo Lula e determina entrega de cargos
Municípios