Saúde / Campo Grande
Escala médica nas UPAs e CRSs de Campo Grande é divulgada com mais de 60 profissionais
Atendimento 24 horas por demanda espontânea prioriza classificação de risco; pediatras atuam em três unidades nesta quarta-feira
28/05/2025
06:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou, nesta quarta-feira (28), a escala médica das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) de Campo Grande. Com mais de 60 profissionais em atuação, o atendimento é oferecido 24 horas por dia, de forma gratuita e por ordem de chegada, conforme a classificação de risco.
Entre as 10 unidades de saúde com atendimento disponível, três contam com pediatras nos períodos da manhã e da tarde:
UPA Coronel Antonino
UPA Universitário
CRS Tiradentes
O restante da escala contempla médicos clínicos, que atendem casos de baixa, média e alta complexidade, conforme o protocolo de acolhimento.
O serviço segue o sistema de acolhimento com classificação de risco, que determina a prioridade no atendimento com base na gravidade dos sintomas. Os pacientes são classificados por cores:
Vermelho: emergência imediata (risco de morte)
Amarelo: atendimento rápido, mas sem risco iminente
Verde: sintomas leves com prioridade (gestantes, idosos, etc.)
Azul: casos não urgentes, atendidos por ordem de chegada
A população frequentemente se confunde sobre onde buscar atendimento no SUS. Em Campo Grande, os principais pontos de atenção à saúde são:
UBS e UBSF (atenção primária): atendimento de rotina, vacinação, exames e consultas agendadas. São os “postos de saúde” nos bairros.
UPA e CRS (urgência e emergência): atendimento imediato para casos mais graves ou inesperados, como traumas, infartos e AVCs.
A Sesau destaca que as unidades básicas funcionam com agendamento presencial em datas pré-definidas e são a porta de entrada do SUS, com abrangência regionalizada.
Situações como febre alta persistente, falta de ar, dores intensas, acidentes e sintomas de infarto ou AVC devem ser direcionadas para UPAs ou CRSs. Já questões de rotina e acompanhamento contínuo devem ser feitas nas UBSs ou UBSFs do bairro de residência.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula envia mensagem à Seleção antes da estreia na Copa: “Joguem com a alma”
Leia Mais
Perícia privada não detalha destino de R$ 75 milhões usados em filme sobre Bolsonaro
Leia Mais
Nubank diz que e-mail sobre liquidação foi enviado por erro operacional
Leia Mais
Defensoria tenta adiar julgamento de Eduardo Bolsonaro no STF
Municípios