Política / Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa vota projeto que garante direitos de pessoas com neurofibromatose em MS
Proposta equipara portadores da Síndrome de Von Recklinghausen às pessoas com deficiência; outros três projetos também estão na pauta desta terça-feira
06/05/2025
07:45
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vota, nesta terça-feira (6), quatro projetos de lei durante a primeira sessão ordinária da semana. Entre os destaques está o Projeto de Lei 130/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que reconhece aos portadores da Síndrome de Von Recklinghausen (neurofibromatose) os mesmos direitos legais garantidos às pessoas com deficiência.
A proposta será apreciada em primeira discussão e atende a uma demanda de reconhecimento e inclusão de pacientes afetados por essa condição genética, que se caracteriza pelo surgimento de múltiplos tumores benignos no sistema nervoso e outras complicações.
🔹 Projeto de Lei 130/2024 – Reconhece direitos dos portadores de neurofibromatose como pessoas com deficiência (Junior Mochi – MDB).
🔹 Projeto de Lei 22/2025 – Institui o cordão de borboletas roxas como símbolo de identificação das pessoas com Fibromialgia no Estado. O texto, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), prevê ainda a inserção do símbolo em placas de atendimento prioritário e o direito a assentos preferenciais.
🔹 Projeto de Lei 86/2025 – De autoria do Poder Executivo, promove alterações nas Leis 1.102/1990, 3.150/2000 e 3.545/2008, que tratam do regime jurídico dos servidores públicos civis, do sistema de previdência (MSPREV) e da estrutura da Ageprev.
🔹 Projeto de Lei 45/2025 – Em segunda discussão, o projeto do Poder Judiciário altera a Lei nº 1.511/1994 para ampliar de oito para nove o número de juízes auxiliares da Capital, alinhando o dispositivo às modificações recentes feitas na Corregedoria-Geral de Justiça.
A sessão plenária começa às 9h, com participação aberta ao público e transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Assembleia:
📺 TV ALEMS: Canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET
📻 Rádio ALEMS FM 105.5 ou pelo site oficial
📲 Redes sociais: Facebook e YouTube da ALEMS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS garante incentivos para nova fábrica de celulose da Bracell em Bataguassu
Leia Mais
Mudança de nome em Mato Grosso do Sul pode ser feita em cartório ou na Justiça; entenda as regras
Leia Mais
INSS deve apresentar plano de devolução de descontos indevidos até a próxima semana
Leia Mais
Lula viaja à Rússia a convite de Putin com foco em mediação de paz e fortalecimento comercial
Municípios