Campo Grande (MS), Terça-feira, 06 de Maio de 2025

Política Internacional

Lula viaja à Rússia a convite de Putin com foco em mediação de paz e fortalecimento comercial

Presidente participará das celebrações pelos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra e buscará reforçar papel diplomático do Brasil no conflito Rússia-Ucrânia

06/05/2025

07:15

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (6) para a Rússia, retomando sua agenda internacional com foco na diplomacia e na projeção do Brasil como possível mediador do conflito entre Rússia e Ucrânia. A viagem ocorre a convite do presidente Vladimir Putin e incluirá a participação de Lula nas celebrações pelos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, no tradicional feriado russo celebrado em 9 de maio.

Diplomacia e neutralidade brasileira

Segundo integrantes do governo, Lula reforçará o posicionamento do Brasil como país com credenciais para atuar em negociações de paz, reafirmando a independência da política externa brasileira em relação a potências como Estados Unidos e União Europeia. A iniciativa também coincide com a presidência temporária do Brasil no Brics, grupo que Lula deseja inserir nas discussões multilaterais sobre a guerra.

"O Brasil pode contribuir para um acordo de paz duradouro", têm afirmado interlocutores do Planalto.

Além da cerimônia na Praça Vermelha, Lula terá uma reunião bilateral com Putin entre os dias 8 e 10 de maio, quando também deve tratar de questões comerciais e geopolíticas.

Participação brasileira e acordos bilaterais

Entre os integrantes confirmados na comitiva brasileira está o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). O Itamaraty ainda não divulgou oficialmente a lista de ministros que acompanharão o presidente.

Durante o encontro com Putin, Lula também pretende tratar do comércio bilateral, com destaque para fertilizantes, soja, carnes, café, amendoim e açúcar, produtos que compõem a pauta entre os dois países. Em 2024, a corrente de comércio Brasil–Rússia somou US$ 12,4 bilhões, com um déficit de US$ 9,5 bilhões para o lado brasileiro.

Pontos-chave da agenda de Lula na Rússia:

  • Participação no Desfile da Vitória, em 9 de maio, em Moscou

  • Reunião bilateral com Vladimir Putin, entre os dias 8 e 10

  • Propostas para mediação da paz entre Rússia e Ucrânia

  • Discussões sobre relações comerciais e investimentos bilaterais

  • Reforço à política externa independente do Brasil


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: