Sebrae / Empreendedorismo
Inpasa e Sebrae/MS lançam projeto de encadeamento produtivo para pequenos negócios
Energizar Inpasa oferece qualificação para empresários sul-mato-grossenses com potencial para tornarem-se fornecedores da grande empresa
07/04/2025
09:15
SEBRAE
Sessão de Negócios entre a Inpasa e pequenos negócios de MS fez parte da programação da iniciativa
O Sebrae/MS e a Inpasa, maior produtora de biocombustíveis da América Latina, lançaram, neste mês, o projeto “Energizar Inpasa”, iniciativa que visa qualificar e desenvolver pequenos negócios locais para atender à grande empresa. O anúncio ocorreu durante o 1º Encontro de Fornecedores da Inpasa em Mato Grosso do Sul, realizado na sede do Sebrae, em Campo Grande.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a instalação de grandes empresas no Estado, como a Inpasa, gera um impacto significativo na economia local. Por isso, é essencial apoiar os pequenos negócios, capacitando-os para que possam integrar essa cadeia produtiva.
“Nosso papel enquanto Sebrae é levar qualificação para que os empresários aqui no Estado possam aproveitar essas oportunidades. Então, oferecemos conhecimento e fazemos a conexão com a grande empresa, gerando novos negócios. Reconhecemos a importância da iniciativa da Inpasa, pois quando as grandes empresas se empenham para comprar de um fornecedor local, como é o que está acontecendo aqui, nós conseguimos incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento e alavancar o crescimento de todos”, pontuou Mendonça.
Fundada no Paraguai, a Inpasa expandiu as atividades para o Brasil em 2018 e, desde então, vem ampliando a presença que possui no país. Atualmente, a biorrefinaria de grãos conta com cinco unidades, sendo duas em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Dourados e Sidrolândia. De acordo com diretor de suprimentos da Inpasa, Iuri Mario Morgenstern, o intuito da iniciativa é gerar uma aproximação com os empresários locais.
“Precisamos desenvolver parceiros que possam contribuir com a nossa operação. Temos demandas latentes de algumas categorias de fornecedores, então, estamos em busca de negócios que estejam alinhados com elas e se comprometam em atender as nossas necessidades, e o Sebrae tem nos ajudado nisso, principalmente, por ser uma instituição próxima das pequenas e médias empresas”, destacou Iuri.
Por meio do projeto “Energizar Inpasa”, 40 empresas serão selecionadas e acompanhadas por dez meses com uma consultoria especializada. Cada negócio receberá 50 horas de capacitação, com suporte para atender às exigências da empresa âncora. O projeto também foca na melhoria da gestão e no aumento da performance, preparando os empreendedores para ampliar a competitividade no mercado.
Conhecimento e conexão
Promovido em parceria com o Sebrae, na última quinta-feira (3), o 1º Encontro de Fornecedores da Inpasa reuniu empresas que já fazem parte da cadeia produtiva da grande empresa e pequenos negócios com potencial para se tornarem fornecedores. Além do lançamento do projeto, a programação incluiu uma sessão de negócios, na qual os empreendedores puderam apresentar os produtos e serviços que oferecem, o que resultou na geração de R$ 28,5 milhões em expectativas de novas parcerias.
Mais de 80 empresários de diferentes municípios de Mato Grosso do Sul participaram da ação, entre eles Ruberlei Moreira Oliveira, da Eletro MS. Com sede em Campo Grande, a empresa já fornece materiais de informática, elétricos e de papelaria para grandes companhias e agora busca se tornar fornecedora da Inpasa.
“Sou sul-mato-grossense, e a Inpasa tem o interesse de homologar empresas daqui, então quero muito participar desse projeto. Além disso, a sessão de negócios foi uma experiência muito positiva, pois tive a chance de conhecer novas empresas. Saio daqui com boas perspectivas, não só de vender para a Inpasa, que era meu principal objetivo, mas também para outros negócios que conheci durante o evento”, destacou.
Outra empresária que encontrou na sessão a oportunidade de se conectar com novos parceiros comerciais foi Tania Marcia da Costa. Proprietária da Sthaff Facilities, ela oferece serviços como limpeza, portaria e recepção. “Minha empresa é pequena e aqui eu pude apresentar o serviço que ofereço para outros empresários. Esse contato é muito importante para gente fazer networking. Você conhece pessoas, elas levam o seu cartão, e te ligam depois para suprir alguma demanda. Sempre colhi muitos frutos de sessões de negócios, então, tenho resultados positivos quando eu venho”, comemora.
De Sidrolândia, Rosimeire Cardoso de Almeida também esteve presente na sessão de negócios e apresentou aos participantes o produto da empresa que gerencia há um ano, o Café do Vô Vicente. “Foi a primeira vez que participei de uma sessão de negócios a experiência foi impactante. Pude conhecer outras empresas aqui, até mesmo da área alimentícia como eu, e isso foi bem legal para trocar experiências”, concluiu.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Conta de luz terá reajuste de apenas 0,69% para consumidores residenciais em MS a partir desta terça (8)
Leia Mais
MPT-MS recomenda à Acrissul proibição do trabalho infantil durante a Expogrande
Leia Mais
Com arroba a R$ 400 no horizonte, Encontro Novilho Precoce debate futuro da pecuária em MS
Leia Mais
Vereadores e deputados cobram suspensão do leilão da BR-163 e responsabilização da CCR por descumprimento de contrato
Municípios