Interior / Paranhos
Justiça mantém chapa única nas eleições de Paranhos após rejeitar recurso do PT
Com decisão do TRE-MS, atual prefeito interino Hélio Acosta segue como único candidato com registro válido
05/04/2025
06:45
DA REDAÇÃO
José Ricardo (PT), em foto disponibilizada no sistema eleitoral. (Foto: Reprodução/TRE)
A eleição suplementar em Paranhos, marcada para este domingo (6), terá apenas uma candidatura válida. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) rejeitou, nesta sexta-feira (4), o recurso apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que tentava viabilizar a chapa encabeçada por Jorge Ricardo Laurício (PT).
A decisão foi tomada durante sessão ordinária do TRE-MS e manteve o indeferimento do registro da chapa da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), protocolada fora do prazo legal. De acordo com o tribunal, o registro deveria ter sido feito até as 19h do dia 10 de março, mas foi protocolado às 16h01 do dia 11.
“Por maioria de votos, e conforme parecer ministerial, este Tribunal Regional negou provimento ao recurso”, diz o acórdão, relatando que o indeferimento foi mantido com o voto favorável de quatro dos seis membros da corte.
Com a decisão, o vereador e atual prefeito interino Hélio Acosta (PSDB) segue como único candidato com registro válido. Já Jorge Laurício segue como candidato sub judice, o que significa que seu nome aparecerá nas urnas, mas os votos atribuídos à sua chapa serão considerados nulos até julgamento definitivo.
Laurício anunciou nas redes sociais que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o recurso seja aceito, os votos recebidos poderão ser validados e o resultado da eleição poderá ser reavaliado. Se for negado, os votos serão anulados de forma definitiva.
A eleição suplementar em Paranhos foi convocada após a cassação do mandato de Heliomar Klabunde (MDB), eleito em 2024 com 50,98% dos votos. Klabunde foi considerado inelegível até abril de 2025 por irregularidades nas contas de sua gestão anterior como prefeito. Com isso, o presidente da Câmara Municipal, Hélio Acosta, assumiu interinamente o comando do Executivo local.
Mais de 9 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo em Paranhos. A Justiça Eleitoral recomenda a consulta prévia aos locais de votação por meio do aplicativo e-Título. Ao todo, 30 locais estarão disponíveis para o pleito suplementar no município, localizado a 462 quilômetros de Campo Grande.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Exército abre 440 vagas para curso de formação de oficiais com salário de até R$ 7,3 mil
Leia Mais
Candidatos à presidência da FFMS prometem abrir mão parcial de salário pago pela CBF
Leia Mais
'Drive da Vacinação' registra fila de até 40 minutos em Campo Grande
Leia Mais
Homem é esfaqueado após encostar pneu da moto em passageiro em Campo Grande
Municípios