TCE / Política e Gestão Pública
TCE-MS celebra 45 anos com avanços em controle externo, inovação e serviço à sociedade
Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em eficiência, tecnologia e capacitação de gestores públicos
29/03/2025
23:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) completa 45 anos de atuação como um dos principais pilares da fiscalização da gestão pública no Estado. Desde sua primeira sessão, em 28 de março de 1980, a Corte vem consolidando sua missão de garantir que os recursos públicos sejam aplicados com eficiência, legalidade e responsabilidade.
Com investimentos contínuos em tecnologia, capacitação e modernização, o TCE-MS aperfeiçoou o acompanhamento dos gastos públicos e implementou ações pioneiras reconhecidas em todo o país, como o Sistema e-TCE, o Programa de Resíduos Sólidos e a Metodologia de Pesquisa de Preços de Medicamentos.
Sob a presidência do conselheiro Flávio Kayatt, o Tribunal tem fortalecido a aproximação com os gestores públicos e investido na modernização dos processos internos. A gestão conta com o apoio do conselho deliberativo formado pelos conselheiros:
Jerson Domingos (vice-presidente e ouvidor)
Márcio Monteiro (corregedor-geral e diretor-geral da Escola Superior de Controle Externo – Escoex)
Conselheiros substitutos: Célio Lima de Oliveira, Patrícia Sarmento dos Santos e Leandro Lobo Ribeiro Pimentel
A atuação também é sustentada pelos pareceres do Ministério Público de Contas, com o procurador-geral João Antônio de Oliveira Martins Júnior e os procuradores substitutos Matheus Pleutim, Joder Bessa e Bryan Reichert.
Entre os principais avanços tecnológicos, o Sistema e-TCE, implantado em 2016, tornou todos os processos 100% eletrônicos, da entrada no protocolo à emissão de votos, garantindo celeridade, transparência e economia.
Outro destaque é a atuação da Escoex (Escola Superior de Controle Externo), criada em 2010, que promove cursos, oficinas e treinamentos, capacitando servidores e gestores municipais para uma administração mais eficiente.
Ajuda a evitar fraudes e desperdícios nas compras públicas, gerando economia e segurança para os cofres públicos.
Reduziu de 80% para 5% o descarte irregular de resíduos urbanos em MS, em parceria com o MP, Governo do Estado e prefeituras.
Com adesão de 66 municípios, promove políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, com auditorias que já indicam avanços como ampliação de creches e construção de escolas.
“Nosso maior presente é contribuir para uma administração pública cada vez mais eficiente e comprometida com a população”, afirmou o presidente Flávio Kayatt.
Criado oficialmente em 24 de março de 1980, o TCE-MS teve sua primeira sessão em 28 de março daquele ano. Durante 24 anos funcionou em instalações provisórias, até a inauguração de sua sede própria no Parque dos Poderes, em 2004.
Desde então, o Tribunal tem ampliado sua presença institucional, firmando-se como referência nacional em controle externo, sendo modelo para outros tribunais brasileiros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Audiência Pública debate verticalização em área de amortecimento do Parque Estadual do Prosa nesta sexta-feira (4)
Leia Mais
Disputa pela Prefeitura de Paranhos vira caso de polícia após denúncias de coação eleitoral
Leia Mais
Morre idoso agredido e queimado pelo próprio filho em Naviraí
Leia Mais
Câmara aprova criação de corredor comercial no Jardim Centro Oeste em Campo Grande
Municípios