Internacional / Justiça
Imprensa internacional repercute julgamento de denúncia contra Bolsonaro no STF
Veículos como BBC, El País, Washington Post e La Nación destacam acusações por tentativa de golpe e tensão institucional no Brasil
25/03/2025
21:05
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O início do julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado, iniciado nesta terça-feira (25) no Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou ampla repercussão internacional. Veículos de renome como BBC (Reino Unido), El País (Espanha), The Washington Post (EUA) e La Nación (Argentina) destacaram o simbolismo do caso para a democracia brasileira.
O processo julgado pela Primeira Turma do STF envolve ainda os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid.
O julgamento será retomado nesta quarta-feira (26), às 9h30, com a análise do mérito da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). O primeiro dia foi reservado para as sustentações da acusação, defesa e análise de questões processuais preliminares.
O jornal norte-americano destacou que o STF avalia se Bolsonaro será formalmente julgado por crimes relacionados à tentativa de golpe. O veículo classificou o ex-presidente como “ex-oficial militar nostálgico da ditadura” e lembrou seu histórico de confronto com o Judiciário durante o mandato entre 2019 e 2022.
O periódico espanhol afirmou que Bolsonaro está "a um passo do banco dos réus", e publicou um perfil detalhado dos ministros da Primeira Turma. O relator Alexandre de Moraes foi descrito como "o juiz estrela do momento e o pior pesadelo do bolsonarismo". O jornal também mencionou o pedido da defesa para anular a delação premiada de Mauro Cid.
O argentino La Nación repercutiu a presença inesperada de Bolsonaro no início da sessão, classificando a atitude como uma "estratégia para reforçar sua imagem de mártir político". O jornal também destacou a ironia publicada por Bolsonaro nas redes sociais, comparando Moraes a árbitro, VAR e técnico da partida entre Brasil e Argentina nas Eliminatórias.
A emissora britânica relembrou que a Polícia Federal produziu um inquérito com 884 páginas, apontando a participação ativa de Bolsonaro na organização criminosa que tentou impedir a posse de Lula. A denúncia da PGR, segundo a BBC, atribui ao ex-presidente o papel de líder do plano golpista, que também teria cogitado ações extremas, como o envenenamento do presidente Lula e o assassinato do ministro Moraes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu notifica Oi para retirada de fiação inativa nos postes da cidade
Leia Mais
MPF é acionado para investigar Alexandre de Moraes por uso de avião da FAB
Leia Mais
Câmara de Campo Grande realiza audiência para discutir falhas da CCR MSVia na BR-163
Leia Mais
Câmara Municipal reforça ações pelo Abril Azul e reafirma compromisso com a causa autista
Municípios