EMPREENDEDORISMO
Startup Day em Campo Grande mostra caminhos para crescimento de negócios inovadores
Evento realizado no Living Lab reuniu empreendedores, investidores e outros interessados no tema para uma manhã de troca de experiências
24/03/2025
10:00
SEBRAE
Em Campo Grande, Startup Day foi realizado na sede do Living Lab e reuniu interessados em inovação para a troca de experiências
Quando uma startup nasce, os negócios podem seguir diversos caminhos e há uma trilha de crescimento para ser seguida: saber o momento certo de colocar o produto no mercado, ter ações para o crescimento, bem como definir onde e quando solicitar investimentos, fazem parte dessa jornada. Pensando nisso, o Startup Day, em Campo Grande, conectou investidores, empreendedores com cases de sucesso, startupeiros iniciantes e entusiastas de inovação para um momento de networking.
Promovido pelo Sebrae, em âmbito nacional, o evento foi realizado em dez municípios de Mato Grosso do Sul e, na capital sul-mato-grossense, a sede do Living Lab foi palco para a iniciativa. Em um vídeo de boas-vindas, transmitido na abertura do Startup Day, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, reforçou a importância desse dia para o fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo em Mato Grosso do Sul.
“É um momento de promover a conexão entre os empreendedores que estão aqui no município, para que eles possam trocar experiências sobre o que estão pensando em fazer ou que já fizeram. Então, é um dia de muito aprendizado, de absorver os conhecimentos que são essenciais para tomada de decisão na construção do seu modelo de negócio. Desse modo, contribuímos para o desenvolvimento das pequenas empresas de Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor.
A gerente do Living Lab, Leandra Costa, lembra que o Startup Day é um momento muito importante para reunir pessoas e passar as informações necessárias para aqueles que estão começando o mundo das startups, mas, também para aqueles que querem impulsionar o negócio no mercado, sempre mostrando como percorrer essa trilha de desenvolvimento e fomentar o surgimento de novas soluções para as problemáticas do cotidiano.
“Hoje é um dia que o Sebrae, no Brasil inteiro, se dedica a falar apenas de startups e o mercado de inovação, que vem resolver questões que, no dia a dia, precisam de soluções práticas. Então, é muito importante chegar nas pessoas que estão pensando sobre essas questões e orientá-las sobre o processo. Mostrar quem são as pessoas de apoio, quem são as entidades no ecossistema de inovação que podem ajudar na estruturação de um startup. Então, quando o Sebrae para, de forma nacional, em mais de 200 cidades, para falar sobre esse assunto é como se a gente mostrasse para toda sociedade a responsabilidade que nós temos de orientar para um caminho adequado e que faça sentido para quem quer empreender”, pontuou.
Trilha de crescimento e o potencial de MS
Para compor a programação do dia, o Sebrae trouxe para compartilhar conhecimentos e trocar experiências, empreendedores e investidores de renome no mundo da inovação, que tiveram a oportunidade de mostrar um pouco do caminho percorrido até aqui e dar dicas de como construir uma startup de sucesso.
Apresentando o workshop “Hand-on: estratégias Go To Market para Startups”, o CEO da Magnet Customer, Davi Barboza, que faz parte do ecossistema de inovação desde 2017, expôs um pouco da sua trajetória profissional e orientou os participantes quanto ao melhor caminho a ser percorrido quando o assunto é se lançar e se manter relevante no mercado.
“Quando falamos sobre estratégias de Go to Market mostramos quais são as alavancas utilizadas para colocar um produto no mercado e facilitamos para que o empreendedor possa enxergar que existem vários caminhos que podem ser seguidos. Então, um evento como esse tem uma magnitude gigantesca, não apenas trazendo os pontos necessários para que os empreendimentos cresçam, mas tudo que é necessário para ter sucesso”, disse.
Por sua vez, Jefferson Moreira, CEO da Vordesk/Jera, apresentou a palestra “Estratégias de Growth para Startups em tração”, momento em que trouxe aprendizados para quem está no estágio de crescimento da startup. Na visão dele, tratar deste assunto é muito importante, já que vê em MS um potencial enorme para criar empresas que pensem nacional e globalmente.
“Nós precisamos de mais negócios que já estejam escalados aqui em MS, precisamos sair do pequenininho e ir para o growth e, para isso, é importante entender como se faz para romper a barreira dos 100 mil clientes para se tornar um negócio gigante. Aqui no Estado temos esse potencial, temos capital humano e muita gente boa, que pensa negócios não apenas para o local, mas também para o nacional e para o global e, por isso, temos chances de ter uma empresa que seja o próximo unicórnio do Brasil”, reforçou o palestrante.
Investimentos e cases de sucesso
Para dar certo, todo negócio precisa de alguém que acredite e invista na ideia. Assim, para orientar os empresários quanto à captação de recursos financeiros, o Sebrae trouxe para conversar com o público o investidor Fernando Rolim, presidente da FEA Angels, uma das maiores entidades de investidores anjo do Brasil. Na data, ele detalhou pontos importantes sobre como e quando são feitos cada tipo de investimento.
“Para receber o investimento de um investidor anjo, por exemplo, é preciso que a empresa esteja em certo patamar, nem muito pequena, porque ninguém quer arriscar em uma empresa sem saber quando começará a ter retorno, mas também não pode ser muito grande, quando esse tipo de investimento já não faz sentido. Nós, como investidores anjos, procuramos empresas que já se provaram no mercado, tem uma cartela de clientes e estão precisando crescer, o que evidência para nós que eles realmente encontraram uma solução que está sendo comprada por pessoas e empresas”, disse Fernando, que também expôs outros tipos de investimentos que iniciantes podem recorrer, como editais de fomento do governo.
Encerrando a programação, o Startup Day contou também com o painel “Cases de Sucesso”, em que três empreendedores contaram um pouco de suas histórias e explicaram como fizeram cada escolha a fim de que as empresas se tornassem relevantes. Foram convidados para este momento, a psicóloga e empreendedora CEO da Therafy, Francielly Marques; Marcelo Siqueira, da Artqub; além de Jefferson Moreira, que retornou ao palco para dividir com o público um pouco mais sobre sua trajetória.
No mercado de startups desde 2012, Marcelo enfatizou a importância de dividir com o público presente a experiência que adquiriu e contar como foi e está sendo sua vivência neste ramo. “Quando eu comecei não havia história de sucesso perto da gente, tínhamos que buscar por referências em outros lugares, então, agora que estamos aqui, vamos tentar trazer um pouco do que a gente passou até chegar onde estamos. É sempre importante trazer informações e tentar devolver um pouco do apoio que também tive lá atrás. Esse é um momento e um lugar muito bacana para tirar um pouquinho de cada um e construir algo muito maior para a sociedade lá na frente”, disse.
Público busca novos conhecimentos no Startup Day
Para além de aprender sobre o processo de criação e crescimento de uma startup, o dia também foi para renovar aprendizados e aproveitar ao máximo as informações passadas pelos profissionais palestrantes. O público, formado majoritariamente por jovens que buscam por inovação na hora do trabalho, buscou o evento como forma de aprender novas formas de vender, se posicionar no mercado, bem como orientações de como iniciar o próprio negócio.
Pablo Paixão é doutorando em Ciências Materiais, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e aproveitou o momento para conhecer um pouco mais sobre o mundo da inovação e tecnologia e adquirir conhecimentos que irá aplicar em sua própria startup, que está em desenvolvimento dentro do seu projeto na universidade
“Estamos desenvolvendo uma empresa para a utilização de ferramentas computacionais, análise de dados e Inteligência Artificial para mitigar a emissão de gás carbônico em frotas de carros e caminhões, então, eu vim ao evento para entender um pouco mais sobre startups e, com certeza, estou levando conhecimentos interessantes que vão agregar nos meus projetos e em outras coisas importantes”, afirmou.
As irmãs Letícia e Camila Gomes, apesar de não terem startups, prestigiaram o evento em busca de ideias em inovação para se reinventarem no mercado de trabalho e como forma de aprimorar a divulgação dos seus serviços. “É uma oportunidade de se reinventar, se motivar e ter dicas para aplicar no meu negócio e ser inovadora. Estou recorrendo bastante às Inteligências Artificiais, que me ajudam a desenvolver melhor o meu trabalho e o atendimento ao cliente”, disse Letícia, que é corretora de imóveis.
Já Camila, que é formada em Letras, buscou no Startup Day formas mais eficientes de divulgar seu e-book de Língua Portuguesa de forma mais atrativa para o público e disse que renovou seus conhecimentos e sobre como usar o auxílio de ferramentas e plataformas para ajudá-la nesta tarefa. “Estou indo satisfeita para casa, porque encontrei o que procurava”, disse.
Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
8 de Janeiro: 542 acusados têm penas substituídas por medidas alternativas, informa STF
Leia Mais
Governo divulga nesta segunda o novo teto de reajuste de preços dos medicamentos
Leia Mais
Com mais de mil vagas, Exército abre inscrições para concurso de sargentos nesta segunda-feira
Leia Mais
Abril começa com frente fria e chuva em Mato Grosso do Sul
Municípios