SEBRAE
Última chance: municípios têm até 19 de março para aderir ao programa Cidade Empreendedora
Iniciativa do Sebrae/MS fortalece pequenos negócios e impulsiona o desenvolvimento econômico local
14/03/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os municípios de Mato Grosso do Sul têm até o dia 19 de março para aderirem ao programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/MS voltada para o fortalecimento dos pequenos negócios e o desenvolvimento econômico local. A ação oferece um pacote estratégico de medidas para impulsionar o empreendedorismo e melhorar o ambiente de negócios nas cidades participantes.
Em 2025, novas vagas foram disponibilizadas para municípios interessados em integrar o programa. As pré-inscrições foram abertas em 5 de fevereiro, durante o evento MS Empreende Mais, realizado em Campo Grande. Com a grande procura, os municípios que ainda não garantiram vaga podem se inscrever na lista de espera, até as 17h (horário de Brasília) do dia 19 de março, pelo site oficial: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/edital2025.
As cidades que podem aderir ao Cidade Empreendedora 2025/2028 são:
📌 Amambaí, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Inocência, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Terenos e Três Lagoas.
O Cidade Empreendedora já apresentou resultados expressivos nos municípios atendidos. Em 2024, 36 cidades participaram do programa, resultando em avanços no incentivo ao empreendedorismo e na geração de novos negócios.
📊 Principais impactos registrados:
✅ Abertura de empresas: Entre janeiro de 2023 e abril de 2024, 26.432 novos negócios foram formalizados nas cidades participantes, representando um crescimento médio de 8%.
✅ Agilidade nos processos: Capacitação de servidores municipais reduziu o tempo médio de abertura de empresas em 94% das cidades atendidas.
✅ Compras públicas: 42% dos municípios implementaram estratégias para ampliar a participação de pequenos negócios nas licitações públicas, garantindo previsibilidade aos fornecedores locais.
✅ Investimento no setor agrícola: Em 2023, 25 prefeituras investiram R$ 14 milhões na compra de alimentos de pequenos produtores rurais, um crescimento de 179% em relação a 2021.
📞 Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
🌐 Site do programa: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br
Os municípios que desejam transformar sua economia e fortalecer os pequenos negócios têm poucos dias para garantir a participação no programa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém parte da ação penal contra Alexandre Ramagem e suspende crimes relacionados ao 8 de janeiro
Leia Mais
Índia e Paquistão anunciam cessar-fogo imediato após semana de confrontos violentos na Caxemira
Leia Mais
Lula sobre fraudes no INSS: "Vítimas não serão prejudicadas"
Leia Mais
Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra safra promissora e destaca retomada do agro em MS
Municípios