POLÍTICA
Deputado Pedro Caravina propõe CNH gratuita para agricultores familiares em MS
Iniciativa busca beneficiar trabalhadores do campo com habilitação gratuita e aumento da segurança no trânsito rural
05/11/2024
19:55
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) apresentou uma proposta que visa facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. A proposta foi protocolada na Mesa Diretora da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e sugere um estudo de viabilidade para criar um programa de formação, qualificação e habilitação de motoristas entre trabalhadores rurais.
Na prática, a proposta permitiria que agricultores familiares obtenham a CNH nas categorias A e B gratuitamente, com a possibilidade de adicionar novas categorias ou migrar para as categorias D e E sem custos. A medida cobre despesas com exames físicos, psicológicos, toxicológicos (quando necessários), além dos cursos teóricos e práticos de direção.
“A iniciativa permite que pequenos produtores obtenham a CNH sem arcar com custos, incentivando a mobilidade e promovendo segurança no trânsito rural,” explica Caravina. A proposta foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel (PSDB), ao secretário Jaime Elias Verruck (Meio Ambiente) e ao diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade Júnior.
Segundo o deputado, a CNH gratuita aumentaria a segurança dos agricultores que utilizam seus veículos no transporte de produtos e enfrentam dificuldades devido à falta de habilitação regular. O programa também visa reduzir a irregularidade entre motoristas rurais e fornecer suporte aos trabalhadores da agricultura familiar.
Caravina destaca que a proposta surgiu a partir de demandas de grupos de agricultores familiares que procuraram seu gabinete para relatar a importância de um programa como este, inspirado no modelo do Programa CNH Social e em iniciativas semelhantes de outros estados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vander Loubet critica exoneração de servidor que desejou a morte de Bolsonaro: “Faltou coerência”
Leia Mais
Hospital Regional de MS lidera ranking da Anvisa com melhores práticas de segurança do paciente em UTIs do Estado
Leia Mais
Audiência pública sobre nova fábrica de celulose da Bracell em Bataguassu será realizada em 29 de maio
Leia Mais
Anvisa exige retenção de receita médica para compra de Ozempic, Wegovy e Saxenda
Municípios