MEIO AMBIENTE
MS está em alerta para onda de calor e umidade de deserto
Campo Grande tem previsão de temperatura máxima de 39°C e umidade mínima que pode chegar a 10%
08/09/2024
11:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Mato Grosso do Sul está sob alerta de onda de calor e baixa umidade, com níveis semelhantes aos de regiões desérticas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os dois avisos emitidos são classificados como de "perigo", com riscos à saúde e ao meio ambiente.
Para os próximos dias, Campo Grande deve enfrentar temperaturas de até 39°C e uma umidade mínima que pode atingir 10%. O alerta de calor se estende até terça-feira (10), exigindo cuidados especiais da população.
Neste domingo (08), a capital do estado, Campo Grande, deve registrar 38°C, com umidade entre 15% e 40%. Na segunda-feira (09), as temperaturas caem levemente para 37°C, mas a umidade segue baixa, entre 15% e 40%. Na terça-feira (10), espera-se 36°C, com umidade mínima de 15%.
A previsão para quarta-feira (11) indica 36°C, com umidade de 12%, e na quinta-feira (12), os termômetros podem chegar novamente aos 39°C, enquanto a umidade atinge os preocupantes 10%. O alerta de baixa umidade abrange 69 municípios, com o aviso de calor extremo terminando às 19h deste domingo.
Segundo o meteorologista Cleber Souza, "a partir de hoje começa uma nova onda de calor, que ocorre quando as temperaturas ficam 5°C acima da média. Será uma semana extremamente quente, o que favorece a queda brusca da umidade do ar".
A combinação de calor intenso e baixa umidade eleva os riscos de incêndios florestais, além de afetar diretamente a saúde das pessoas. Entre os problemas estão o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de um aumento na ocorrência de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos.
O Inmet orienta a população a tomar medidas preventivas, como beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre e reduzir a exposição ao sol durante os horários mais quentes do dia. Recomenda-se ainda o uso de hidratantes para a pele e a umidificação dos ambientes internos, visando reduzir o impacto do ar seco.
Em caso de emergências, as autoridades recomendam contatar a Defesa Civil, pelo número 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Além de Campo Grande, diversas cidades de Mato Grosso do Sul estão sob os mesmos alertas de calor extremo e baixa umidade. Em Corumbá, os termômetros podem atingir impressionantes 42°C neste domingo, com umidade mínima de 10%. Ao longo da semana, a cidade deve manter temperaturas entre 39°C e 42°C.
Em Miranda, as temperaturas variam de 39°C a 40°C; em Três Lagoas, os termômetros marcam entre 37°C e 39°C; Dourados, de 38°C a 40°C; Bonito, de 38°C a 40°C; e em Bodoquena, as máximas ficam entre 37°C e 39°C.
Além de hidratação constante, é recomendado evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando os índices UV são mais altos, o que aumenta o risco de queimaduras e complicações como insolação. Para quem precisa se deslocar, o uso de protetor solar e chapéus ou bonés pode ajudar a reduzir os danos causados pelo calor intenso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios