SEBRAE
Empresários de MS marcam presença no maior evento de Comércio Exterior do Brasil
Sebrae e Semadesc levam 10 empresas sul-mato-grossenses para Ficomex 2024
02/09/2024
13:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Para promover a expansão dos negócios e estabelecer conexões no mercado internacional, o Sebrae e o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e por do meio do convênio MS Inova Mais, levaram uma delegação de 10 empresas sul-mato-grossenses para a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central – Ficomex, em Goiânia (GO). De 27 a 29 de agosto, a programação do evento contou com exposição de stands, workshops, rodadas de negócios e muitas trocas de experiências.
Este tipo de iniciativa permite aos empresários ampliarem mercado e também conhecer as últimas tendências do mercado. “Na missão empresarial são oferecidas uma série de benefícios que impulsionam a internacionalização, como o contato direto a compradores internacionais, aumento da competitividade, networking, fortalecimento e visibilidade da marca”, avalia a analista-técnica do Sebrae/MS, Taíse Pereira.
Marcaram presença no evento, visitantes, investidores e empreendedores de sete estados do Consórcio Brasil Central: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rondônia; além de representantes das embaixadas internacionais e autoridades, como o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o titular da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck.
Oportunidades e experiências
A troca de experiências e o conhecimento adquirido foram essenciais para a participante da missão, Amauri Terezinha Proença Raizer, que empreende em Campo Grande com acessórios em pedras naturais com a empresa MADAM. “A missão empresarial é uma forma de expandir meu negócio no Brasil e exterior, representa networking com vários países, rodadas de negócios, conhecer novos equipamentos para modernização e ter possíveis parcerias nacionais e internacional. Quero colocar em prática as possibilidades de parcerias”, destaca Amauri.
Para a empresária Zanir Furtado, que possui uma empresa de luxo no Pantanal com produção de acessórios e bolsas em couro, localizada em Rio Negro, a rodada de negócios foi o ponto alto da programação. “Para mim o mais importante na feira é o networking e a oportunidade de mostrar a minha marca para compradores de tanto do Brasil quanto de fora. Também fiz conexões com pessoas que me apresentaram fornecedores de matérias primas e soluções tecnológicas que não eram esperadas. Também gostei muito de receber a visita e a validação do Governador do Estado. Foi muito válido e acredito que virão muitos frutos positivos”, afirma.
A rodada de negócios também teve impacto positivo para outra empresária de Mato Grosso do Sul, Adelita de Oliveira de Freitas, da empresa Café Agricultor, localizada em Campo Grande. “Essa é sem dúvida a programação mais importante, pois estamos de frente ao cliente podendo apresentar nosso produto”.
De Mato Grosso do Sul, Beatriz Branco é fundadora da empresa Angí Chocolates, e inova com o uso de ingredientes nativos do Pantanal na preparação dos chocolates. Ela enfatiza que o evento valoriza a origem e a história por trás do negócio. “Isso só foi possível graças ao apoio fundamental do Governo e do Sebrae. Eles não só facilitaram nosso acesso a essas oportunidades, mas também nos prepararam para competir de forma justa e sustentável. Esse suporte é vital para que empresas como a minha possam crescer e levar o melhor do Brasil ao mundo”, pontua.
A Ficomex é uma iniciativa da Federação das Associações (Faciest), com co-realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), em parceria com o Governo de Goiás.
Para mais informações sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios