SEBRAE
Para fomentar a inclusão produtiva, Empreenda Hoje promove capacitações gratuitas em Ribas do Rio Pardo
Realizado pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Funtrab-MS, o evento levou conhecimento sobre empreendedorismo e oportunidades de negócio
06/06/2024
11:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Mais de 100 pessoas participaram do Empreenda Hoje, na noite dessa quarta-feira (5), na Secretaria Municipal de Empreendedorismo (SEMP), em Ribas do Rio Pardo. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.
De acordo com o prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Alfredo Danieze, o grande intuito dessa iniciativa é levar conhecimento, apoiar o comércio local, e contribuir com a qualificação das pessoas para o mercado de trabalho. “Estamos no terceiro ciclo do Cidade Empreendedora e cada vez mais percebemos o quanto o Sebrae é importante para o nosso dia a dia, seja para as micro e pequenas empresas, seja o microempreendedor individual, seja o jovem aprendiz, para que todos possam se capacitar e ter uma melhor condição de vida. Tudo isso possibilita prosperar tanto de forma individual, tanto formalizando uma empresa e um dia poder ser um fornecedor para as grandes empresas que estão aqui se instalando”, destacou o líder do executivo.
Segundo a gerente regional da Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, o evento é uma forma de preparar as pessoas e fomentar a inclusão produtiva. “Hoje trazemos para Ribas do Rio Pardo, que vive um contexto relevante, ações para o empresariado e para a população atendida pela assistência social, fazendo um grande evento com qualificação, feira de negócios e oficinas, juntamente com os nossos parceiros”, pontuou Josi.
O diretor da Casa do Trabalhador em Ribas do Rio Pardo, Maurício Miranda, comentou sobre a relevância da iniciativa para o município. “É imprescindível essa parceria entre as instituições para a realização de um evento como esse e, nós, da Casa do Trabalhador apoiamos os trabalhadores locais, qualificando e suprindo a demanda da cidade. Essa iniciativa é a porta de entrada para atender as novas empresas que estão chegando em Ribas do Rio Pardo”, expôs.
Para o secretário de Empreendedorismo, Cláudio Ferreira da Silva, o Empreenda Hoje é uma ação que traz inovação para o município, com palestras que apresentam ferramentas para os empreendedores melhorarem o negócio. “Realizamos vários trabalhos em parceria com o Sebrae e isso trouxe muita oportunidade às pessoas, que não tinham informação sobre empreendedorismo. O Empreenda Hoje vai consolidar este trabalho, oferecendo oficinas e fomentando negócios, além de qualificar a população para que possamos oferecer pessoas capacitadas para atuar nas empresas locais”, ressaltou o secretário.
Inclusão produtiva
Na abertura do Empreenda Hoje, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social por meio dos cursos nas áreas de gastronomia e estética. O grupo também recebeu um “kit semente” para dar início ao trabalho.
Ao todo, dez mulheres concluíram a metodologia voltada para proporcionar o desenvolvimento humano e profissional, trazendo oportunidades de geração de renda. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Érica Jurado Fernandes, a parceria com o Sebrae foi fundamental. “Esse apoio foi importante, pois ofereceram não só a capacitação, mas também houve todo o acompanhamento e suporte para que essas mulheres do curso não abandonassem essa jornada e continuem colocassem em prática o conhecimento adquirido”, revelou.
Para viabilizar o kit semente para as participantes, a ação contou com a parceria da empresa Suzano que se instala na região. De acordo com o diretor industrial da empresa em Ribas do Rio Pardo, Leonardo Mendonça Pimenta, a ação traz novas oportunidades de renda para quem vive no município. “Diversas iniciativas foram promovidas, com objetivo de capacitar e desenvolver, dando novas perspectivas aos empreendedores, que não devem focar só na Suzano, mas também no potencial econômico de Ribas do Rio Pardo. Temos um grande universo de possibilidades e hoje estamos formando mulheres empreendedoras que estão iniciando o seu negócio, criando uma nova perspectiva de futuro”, ressaltou o diretor.
Qualificação profissional e oportunidades
O Empreenda Hoje realizou uma feira de negócios quando empreendedores locais tiveram a oportunidade de expor os produtos para os participantes. Além disso, o evento ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “Cine Sebrae – O que é liderança?” e “O desafio dos jovens no mercado de trabalho”.
Para quem participou do evento como o jovem aprendiz, Pedro Luiz, conta que a ação trouxe o conceito de que oportunidade é para todos. “A importância do evento de hoje é direcionar os jovens, no mercado de trabalho, como se portar e vencer esse desafio. E independente de quem você seja, você pode alcançar os seus objetivos”, contou.
Marcos Antônio do Santos, que ainda não é empreendedor, mas tem o sonho de ter o próprio negócio também participou do evento com o intuito de aprender mais. “Minha irmã recentemente abriu uma empresa de confeitaria e eu auxilio em algumas coisas, quando vi que hoje teria esse evento, vi uma oportunidade de aprender mais e poder ajudá-la e um dia poder também o meu próprio negócio”, concluiu.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Municípios