POLÍTICA
Barbosinha reforça relações bilaterais em reunião com embaixador do Paraguai
Aprofundar diálogo em temas de interesse mútuo foi ponto central das discussões
18/04/2024
10:35
ASSECOM
©João Garrigó
Com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Paraguai, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, esteve reunido nesta quarta-feira (17), na Residência Oficial da República do Paraguai, em Brasília, com o embaixador do Paraguai, Juan Angel Degadillo. O encontro, articulado pelo senador Nelsinho Trad, teve como objetivo principal discutir temas de interesse da região de fronteira.
“Essa agenda destaca o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em manter relações saudáveis e produtivas com o Paraguai, parceria fundamental para o desenvolvimento de ambas as regiões e para o bem-estar de nossos cidadãos. Contamos com a presença e apoio do senador, do deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, do prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos e do vereador Miudinho, presidente da Câmara. Juntos, buscamos fortalecer nossas relações e avançar em projetos para o desenvolvimento da região da fronteira”, declarou.
Durante o encontro, foi debatida ainda a Rota Bioceânica, as obras na região de Carmelo Peralta e Porto Murtinho, bem como outros temas ligados as regiões de fronteira. “O encontro foi importante para aprofundar o diálogo e os temas de interesse tanto do Mato Grosso do Sul, quanto do Paraguai, haja vista termos diversas regiões em que somos limítrofes, considerados cidades irmãs”, afirmou.
Ferrovias Malha Oeste e inclusão do ramal Ponta Porã
Barbosinha fechou a agenda em reunião na Esplanada dos Ministérios com o ministro dos Transportes, Renan Filho e o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário Leonardo Ribeiro, sobre a Malha Oeste, ferrovia que corta o Estado de Norte a Sul.
A Malha Oeste, antiga Noroeste do Brasil, tem 1.923 km de ferrovia e liga Corumbá a Mairinque (SP) e Campo Grande a Ponta Porã. A revitalização da ferrovia é uma demanda antiga da administração pública de Mato Grosso do Sul.
“A revitalização da ferrovia e a inclusão do ramal de Ponta Porã é ponto fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado. Além de facilitar o escoamento de produtos para São Paulo, a reativação da malha ajudará a reduzir o número de caminhões nas rodovias de Mato Grosso do Sul”, explicou.
O processo de escolha de um novo operador da estrada de ferro tem como novo prazo de conclusão fevereiro de 2025.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Catan diz que “população pede” candidatura própria do PL ao Governo de MS em 2026
Leia Mais
ALEMS aprova PEC de Zé Teixeira que altera data de posse do governador em MS
Leia Mais
Salário mínimo de 2026 será de R$ 1.621, confirma governo federal
Leia Mais
Posse de governador e vice em MS passa de 1º para 6 de janeiro a partir de 2026
Municípios