ARTE & CULTURA
Livro de ex-deputado sobre história de MS será lançado na Casa de Leis
Jornalista e ex-deputado constituinte, Sergio Cruz, usou como fontes livros de historiadores, memorialistas e jornais de época
10/04/2024
07:45
HELOÍSE GIMENES
©DIVULGAÇÃO
Será lançado no Palácio Guaicurus, sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), às 8h desta quarta-feira (10), o livro “História da Fundação de Mato Grosso do Sul”, do jornalista Sergio Cruz. O posfácio da obra é assinado pelo presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), que foi professor de História.
“Ressalta-se a importância do debate constante em nossa sociedade sobre nossa própria identidade, vide o 'Mato Grosso do Sul ou Estado do Pantanal". Assim, o presidente encerra o posfácio do livro, reconhecendo a importância em aprofundar o conhecimento e a compreensão do contexto histórico e da formação do Estado.
A obra, com 279 páginas, segue toda a trajetória do movimento separatista até a promulgação da primeira Constituição de Mato Grosso do Sul, em 1979. Sergio Cruz foi um dos deputados constituintes (saiba mais clicando aqui).
"É um trabalho de jornalismo histórico, subsidiado por jornais da época, livros de historiadores consagrados e memorialistas. Os fatos estão elencados na linha do tempo e revelam informações importantes para complementação da história do Estado nascente. Registramos episódios pouco estudados, como o papel dos maragatos Bento Xavier e Barros Cassal no processo divisionista e a resistência dos cuiabanos, que retardou o processo de emancipação do Sul”, disse o escritor.
O lançamento será realizado no saguão principal da ALEMS, durante solenidade aberta ao público e à imprensa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios