Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

CASSEMS

Cassems realiza visita técnica ao novo centro médico de acolhimento e tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista

O Espaço Somos TEA nasceu da demanda dos pais de crianças com autismo e oferecerá tratamentos e atendimentos ambulatoriais em um mesmo local

17/08/2023

11:55

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Na tarde desta terça-feira (15), a Caixa dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou a primeira visita técnica ao Espaço Somos TEA, o novo centro médico habilitado para o acolhimento e tratamento ambulatorial das pessoas com transtorno do espectro autista em Campo Grande. A visita contou com a participação do presidente da Cassems, Ricardo Ayache, equipe técnica e mães de crianças atípicas.

A nova unidade é resultado de uma demanda vinda dos próprios pais e mães de crianças com autismo. “Percebemos uma demanda muito grande por atendimento na área de neurodiversidade e a Cassems está sempre muito atenta às solicitações dos nossos servidores, dos familiares, e das nossas crianças. Essa é nossa máxima: dialogar para construir”, explica o presidente da Cassems.

O Espaço Somos TEA contará com Neuropediatra, Psiquiatra, Terapeutas Ocupacionais com Integração Sensorial, Psicólogas, Fonoaudiólogos e Nutricionista - Especialista em Seletividade alimentar.

Além de concentrar os tratamentos e atendimentos ambulatoriais, o Espaço Somos TEA terá sua arquitetura planejada para que não haja comprometimento da neurodiversidade. A diretora de Assistência à Saúde da Cassems ainda destaca a atenção com toda a família. “Vamos oportunizar aos pais acesso a uma sala de espera humanizada para que eles consigam trabalhar e iremos disponibilizar horários de atividade física para que eles possam se exercitar, pois sabemos que eles precisam ter um momento produtivo e olhar para si”, explica.

Para a beneficiária Ana Carolina Bortoliero, mãe da Elisa, de 5 anos, o Espaço Somos é muito aguardado pelas famílias atípicas. “Já passamos por tanta coisa durante a semana e chegar em um lugar adaptado e que integra todo o atendimento fará toda a diferença.

A unidade está muito bonita, com espaço amplo, sem escada, bem aconchegante para as crianças e com menos risco”. Ela ainda ressalta a preocupação da Cassems em preparar um local especial para os pais. “Vai ser maravilhoso também, é importante pensar em quem cuida”.

Budib ainda ressalta que o novo espaço não irá substituir a atual rede credenciada, mas vem para somar. “A Cassems sempre tem o pioneirismo de chamar para si o cuidado integral, então esse centro vai reunir uma equipe multiprofissional, ou seja, teremos neuropediatria, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional”, detalha.

O que é autismo?

A médica neuropediatra da Cassems, Andrea Rizzuto de Oliveira Weinmann, explica que o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento onde há prejuízo na socialização e comunicação, que varia em severidade nos indivíduos.

“Pessoas com autismo apresentam comportamento, interação/socialização e aprendizado diferente da maioria das pessoas. Nos primeiros anos de vida chama a atenção o atraso de fala e linguagem, associados a comportamentos repetitivos e restritivos, entre outros, como distúrbio do sono, irritabilidade e atraso nos marcos motores”, explica.

Os sintomas, segundo a Dra. Weinmann aparecem antes dos 3 anos, por isso avalia que o diagnóstico precoce é crucial. “O quanto antes iniciarmos as terapias específicas mais chances temos de o indivíduo apresentar melhores respostas em seu neurodesenvolvimento”, completa.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: