SEBRAE
Com presença de autoridades, Bonito receberá série de ações para capacitar comércio local
Iniciativas também visam impacto sustentável e produtores rurais; lançamento ocorre na próxima terça-feira (1º), às 18h30, no prédio do Sebrae no município
26/07/2023
10:40
ASSECOM
Com o objetivo de capacitar o comércio local, trade turístico e produtores rurais, com ações que unem empreendedorismo e sustentabilidade, Bonito receberá em 2023 três programas gratuitos: “Capacita Bonito”, “Bonito Carbono Neutro” e “Bonito + Agro”. O lançamento das iniciativas ocorrerá na próxima terça-feira (1º), às 18h30, na Regional Oeste do Sebrae/MS, com a presença de autoridades, empresários e comunidade.
O Capacita Bonito e Bonito Carbono Neutro são fruto de uma parceria entre o Sebrae/MS e a Prefeitura de Bonito, via Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur). Já o Bonito + Agro é uma cooperação entre Sebrae/MS, Sindicato Rural de Bonito, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Bonito, Sistema Famasul, por meio do Senar, e empresa Ciclo Azul, localizada no município.
“O Sebrae sempre apoiou o desenvolvimento local de Bonito a partir da inclusão do pequeno negócio. Identificamos mais possibilidades de contribuir com a região, focando em ações para fortalecer o comércio. Também queremos preparar os produtores rurais para atender às necessidades da cadeia do turismo, principal atividade econômica do município. É assim que vamos gerar mais renda e oportunidades de negócios para todos”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Capacitações para o comércio e sustentabilidade
O Sebrae identificou a oportunidade de atender à uma demanda do comércio de Bonito, áreas do trade turístico – Agências; Gastronomia; Hospedagem –, e a Comunidade do Distrito Águas do Miranda, localizada a cerca de 70 quilômetros do município. Desta forma, surge o Capacita Bonito. A intenção é melhorar a gestão dos empreendimentos participantes por meio de capacitações em atendimento, qualidade, vendas e inovação.
As mesmas empresas participarão do Bonito Carbono Neutro, programa que visa contribuir para a meta de neutralidade de carbono no município. Nesta dinâmica, os empreendimentos irão pagar o equivalente aos impactos ambientais que ocasionam – o chamado “Cálculo Pegada Ecológica (UCS)”, valor que será destinado a uma Unidade de Conservação, como forma de compensação. A iniciativa também prevê consultorias do Sebrae em Marketing Ambiental e Mercado; entrega de selo “Tesouro Verde Selo Sustentabilidade”, entre outras ações.
Qualificação de produtores rurais
O Bonito + Agro vem para criar oportunidades e parcerias comerciais, conectando a cadeia de turismo do município à produção local de pequenos produtores rurais, nas áreas de hortifrúti e derivados do leite. Desta forma, esses produtores participarão de uma série de capacitações, aliando empreendedorismo, mercado e sustentabilidade. Ao final do projeto, os que executarem todas as etapas vão receber um selo como reconhecimento.
No dia do evento, estarão em exposição sete estandes com a produção destes produtores rurais, para que os empresários do segmento turístico conheçam o que é produzido localmente.
Serviço – Lançamento Capacita Bonito, Bonito Carbono Neutro e Bonito + Agro
Quando: 1º de agosto, terça-feira
Hora: 18h30
Local: Regional Oeste do Sebrae/MS (R. Cel. Pílad Rébua, 2480, Bonito)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Municípios