Campo Grande (MS), Terça-feira, 30 de Abril de 2024

DAKILA PESQUISAS

Descoberta de Ratanabá é difundida pelo vereador Jorge Cortela, em Sessão Solene na Câmara de Miranda  

19/07/2023

19:55

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

O vereador Jorge Cortela usou a Tribuna da Câmara Municipal de Miranda para enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ecossistema Dakila junto a comunidades de povos originais; ações que se iniciaram pela Amazônia e já chegaram a Mato Grosso do sul.

“O Urandir Fernandes desenvolve ações junto ao povo indígena lá em Caarapó, apoiando o trabalho que vem sendo feito pelo Cacique Jorginho, o mais jovem líder de uma aldeia indígena em Mato Grosso do Sul e um dos mais jovens do Brasil” afirmou o vereador na Tribuna, ao iniciar seu relato sobre as ações de Dakila em vários pontos do Brasil.

Jorge Cortela se referia ao trabalho do Ecossistema Dakila realizado recentemente em Caarapó, oportunidade em que o CEO do Ecossistema, Urandir Fernandes de Oliveira, acompanhado dos jornalistas Eli Sousa e Gustavo dos Santos, o Gugu, realizou a doação de roupas, calçados e agasalhos e inaugurou o Parque Infantil “Savera”, levando um pouco de conforto e muita alegria e descontração às crianças da Aldeia Tey Kuê, em Caarapó.

“Só para vocês terem uma ideia, ele tem trabalho na Amazônia Brasileira com tribos indígenas, entre as quais a Aldeia Balaio do povo Tukano, liderada pelo Cacique Álvaro Tukano” relata o vereador Jorge Cortela, acrescentando que documentário feito pela equipe de Dakila Pesquisas pode ser acessado no canal de Dakila no Youtube onde todas as ações desenvolvidas pelo Ecossistema podem ser acessadas.

“Esse homem aqui descobriu uma cidade dentro da Amazônia, chamada Ratanabá” contou o vereador ao se referir à descoberta da civilização histórica na localidade de Apiacás, no vizinho Estado de Mato Grosso. Lá foram descobertos os restos da Cidade Milenar por meio de imagens em 3D com a tecnologia Lidar no local referentes às quadras de Ratanabá.

“Trata-se de uma cidade com 450 milhões de anos, de população Ameríndia, dos Povos Pré-Colombianos, descoberta reconhecida internacionalmente” disse para enfatizar em seguida que se sentia honrado em ter a presença de Urandir Fernandes de Oliveira nas dependências da Câmara Municipal de Miranda.

Jorge Cortela, já próximo do final de sua fala, conclamou Urandir Fernandes a trazer o conhecimento e as ações sociais de Dakila às aldeias indígenas de Miranda. “Traga isto para nossos índios. Invista em nossa cidade. Nós temos muito a oferecer. O Pantanal tem uma biodiversidade incomensurável” descreveu o vereador.

DAKILA EM MIRANDA – A fala do vereador ocorreu durante Sessão Solene na Câmara Municipal que outorgou o título de Cidadão Mirandense ao empresário e pesquisador Urandir Fernandes e ao jornalista Eli Sousa.

Após o discurso do vereador Jorge Cortela, Urandir manteve contato com outros vereadores e pessoas da sociedade mirandense que lotavam as galerias da Câmara e fez um compromisso com os presentes de que levará as ações do Ecossistema Dakila para a população indígena do município, assim como disponibilizará meios para que as descobertas de Dakila possam ser apreciadas pela sociedade mirandense como um todo.

SERVIÇO – Acesse o vídeo com a fala do vereador Jorge Cortela no Instagram, clicando aqui com o mouse direito.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: